R.B. 9/JUN/10 ''Momento de ouro''

--------------------------------------------------------------------------------
R.B.

"Momento de ouro"

São Paulo, 9 de junho de 2010 (QUARTA-FEIRA).
--------------------------------------------------------------------------------
Mercados:

HOJE
- A BOVESPA deve voltar a subir, acompanhando a valorização das commodities e a melhora do ''humor'' nas demais bolsas mundiais e também ''animada'' com os constantes sinais positivos da economia brasileira.
- O DÓLAR pode voltar a cair, seguindo a provável melhora do ''humor'' na Bovespa, esperando uma elevação de 0,75% da Selic e influenciado pelo ''crescente e constante'' fluxo positivo de recursos externos oriundos de exportações, captações e ''investimentos''.

ONTEM
- BOVESPA 1,1%, abriu ''de lado'', para na mínima recuar -0,1%, porem logo passou a subir e manteve-se em alta ao longo de ''quase'' todo pregão, seguindo a valorização das bolsas de NY, em um movimento de ''caça de barganhas'' após as perdas recentes e também ''animada'' pelo bom resultado do PIB na China e no Brasil.
- DÓLAR -0,9% à R$ 1,86, abriu em queda e, acompanhando a melhora do ''humor'' na Bovespa, manteve a trajetória descendente ao longo de ''quase'' todo pregão, apesar do leilões de compra do BC e da elevação do risco-Brasil (1,2%), para fechar no menor patamar do dia.
- Na ÁSIA, em uma pausa no movimento de vendas de ativos de risco antes da divulgação de dados econômicos da China, JAPÃO 0,2%, CORÉIA 0,8% e CHINA 0,1%, com os investidores comprando algumas ações sobre as quais têm uma perspectiva otimista no longo prazo.
- Na EUROPA, nas mínimas em 2 semanas, INGLATERRA -0,8%, FRANÇA -1,0% e ALEMANHA -0,6%, com os investidores ainda temerosos depois que a agência de classificação de risco Fitch afirmou que o Reino Unido enfrenta um "formidável" desafio fiscal e novamente com destaque de queda para as ações da petrolífera British Petroleum (-5,1%), ainda repercutindo o vazamento de óleo.
- Nos EUA, revertendo uma abertura negativa, S&P 1,1%, DJ 1,3% e NASDAQ 0,1%, sustentadas por ações de setores considerados defensivos e ligados a matérias-primas e ''aliviadas'' pelas declarações de Bernanke, presidente do FED (''BC'' local) de que a economia norte-americana parece ter força suficiente para evitar uma recaída na recessão.
--------------------------------------------------------------------------------
Economia:

Comemorando, ''com moderação'', o ótimo desempenho do PIB brasileiro no primeiro trimestre deste ano, Meirelles, presidente do BC, afirmou que os dados confirmam que a economia brasileira se recuperou integralmente dos efeitos da crise de 2008 e 2009 e demonstram, de forma cabal, o acerto da estratégia adotada de combate à crise, que foi inclusive apontada por organizações internacionais como uma estratégia modelo.

Hoje, após 2 dias de reunião, o Copom anunciará a nova taxa de juros e, apesar dos sinais de controle da inflação, a autoridade monetária, pressionada pelo ''mercado'' e diante do robusto crescimento da economia, deve elevar a Selic em 0,75%, de 9,5% para 10,25%.

Lembrando que foi, segundo suas próprias palavras, ''esculhambado'' quando disse que a crise Mundial seria só uma marolinha na economia brasileira, Lula afirmou que o Brasil vive um ''momento de ouro'' e exaltou o fato de as classe D e E estarem consumindo mais do que as classes A e B.

Confirmando que, apesar dos problemas externos, a economia brasileira passa por ''um momento extraordinário'', segundo (1) o IBGE no primeiro trimestre de 2010 o PIB do país teve uma expansão de 9% sobre o mesmo trimestre de 2009, o que representa o melhor resultado desta série histórica e (2) a CNI em MAI/10 a indústria brasileira retomou o mesmo uso de capacidade instalada de produção registrado anteriormente à crise de 2008.

Dando novos sinais positivos da economia interna, em MAI/10 (1) a produção da indústria automobilística brasileira foi 14,9% maior que em MAI/09 e (2) as montadoras encerraram o mês com 113.286 funcionários empregados, retomando o nível pré-crise.

Mais uma vez confirmando a ''vocação brasileira'', segundo dados do IBGE a safra nacional de grãos deve totalizar 145,8mi de toneladas este ano, o que representará um crescimento de 8,8% sobre os 134 milhões de toneladas colhidos em 2009, mesmo com uma redução de -0,9% da área a ser colhida na mesma base de comparação.

''Apostando'', e muito, no aumento da distribuição de renda e no crescimento sustentável da economia brasileira, ontem a AmBev anunciou que vai investir R$ 260mi na construção de uma nova fábrica em Pernambuco.
--------------------------------------------------------------------------------
Política:

Desdenhando da polêmica sobre o suposto dossiê contra Serra, Dilma, a pré-candidata do PT, negou categoricamente o afastamento do ex-prefeito de BH, Fernando Pimentel, da coordenação de sua campanha e afirmou que as notícias nesse sentido são "invenção e factoide".

Aliado de Lula em suas 5 campanhas presidenciais, o teólogo Leonardo Boff, que recentemente afirmou que Marina Silva é "o Lula melhorado" que seria eleita no 1º turno pelo PT, será a estrela principal da festa de lançamento da candidata do PV ao Planalto.

Conseguindo um importante apoio, Dilma, a candidata do PT à Presidência, fechou com Eduardo Moreira, o candidato do PMDB ao governo catarinense, um acordo que não ocorreu nas duas eleições do presidente Lula (2002 e 2006).

Inconformado e se sentindo injustiçado, Garotinho, pré-candidato do PR ao governo do RJ, apresentou ontem um recurso ao Tribunal Regional Eleitoral do Rio para tentar reverter a decisão que o tornou inelegível por 3 anos.
--------------------------------------------------------------------------------
Crítica:

Para mostrar e comprovar o profissionalismo que se espera de uma empresa que tem a pretensão de se tornar global, de ser a maior da América Latina e ser uma das 3 maiores do mundo no seu setor, a Bovespa, mesmo contrariando sua tradição de quase 100 anos e a vontade mais de 80% dos profissionais que trabalham com ela, decidiu que funcionará normalmente durante dos jogos do Brasil na Copa do Mundo de Futebol.
--------------------------------------------------------------------------------
PAZ, amor e bons negócios;
Alfredo Sequeira Filho
--------------------------------------------------------------------------------
O "R.B." representa uma opinião, não uma indicação, é proibida sua reprodução, sem a devida autorização, e qualquer critica, dúvida ou sugestão, favor contatar: alcabi@uol.com.br
--------------------------------------------------------------------------------