R.B. 19/ABR/10 ''Ganhando de lavada''

--------------------------------------------------------------------------------
R.B.

"Ganhando de lavada"

São Paulo, 19 de abril de 2010 (SEGUNDA-FEIRA).
--------------------------------------------------------------------------------
Mercados:

HOJE
- A BOVESPA deve seguir em queda, ainda seguindo o ''humor negativo'' das demais bolsas mundiais e pressionada pelo vencimento de opções (que ocorre hoje), para provavelmente zerar valorização acumulada no ano (1,2%), porem deve-se ressaltar que este deve ser um ótimo patamar para compras, diante da manutenção das boas perspectivas para a economia brasileira.
- O DÓLAR pode voltar a subir, acompanhando o ''humor negativo'' na Bovespa e nas demais bolsas mundiais, porem deve-se ressaltar que a tendência da moeda norte-americana ainda é de queda, diante do fluxo positivo de recursos externos e da provável elevação da Selic no final do mês.

SEXTA-FEIRA
- BOVESPA -1,5% (-2,8% na semana), já abriu em queda e, acompanhando o movimento descendente das demais bolsas mundiais, manteve a trajetória negativa ao longo de todo pregão, também influenciada pelo recuo das commodities e pelos ''temores'' de um aperto monetário, tanto por aqui quanto na China
- DÓLAR 0,6% à R$ 1,76, já abriu em alta e, acompanhando o ''humor negativo'' na Bovespa, manteve a trajetória ascendente ao longo de todo pregão, também influenciado pelos leilões de compra do BC e pela forte elevação do risco-Brasil (6,6%).
- Na ÁSIA, seguindo as perdas das bolsas de NY no dia anterior, JAPÃO -1,5%, a maior queda em 7 semana , CORÉIA -0,5% com destaques de queda para ações de empresas exportadoras e CHINA -1,1%, realizando lucros recentes com destaques negativos para ações de empresas imobiliárias.
- Na EUROPA, acompanhando as perdas das bolsas de NY, INGLATERRA -1,4%, FRANÇA -1,9% e ALEMANHA -1,7%, pressionadas principalmente pelo declínio das ações de companhias aéreas, como Lufthansa (-1,4%), Air Berlin (-2,5%) e Air France-KLM (-2,3%).
- Nos EUA, intensificando as perdas ao longo do pregão, S&P -1,6%, DJ -1,1% e NASDAQ -1,4%, com destaques de queda para ações de bancos, após a SEC (''CVM'' local) denunciar o Goldman Sachs, cujas ações despencaram -12,8%, por fraude contra seus clientes e anunciar que outras instituições bancárias poderão ser investigadas.
--------------------------------------------------------------------------------
Economia:

Ao comentar a denuncia da SEC (''CVM'' dos EUA) sobre o Goldman Sachs por fraude, Meirelles, presidente do BC, afirmou que a reação dos mercados globais foi "ampliada" porque as Bolsas vivem uma fase de "exuberância", ressaltando que este problema revela, assim como a crise do subprime ao final de 2008, a necessidade urgente de uma reforma no sistema financeiro internacional a fim de dar mais "transparência" aos produtos oferecidos pelos bancos a seus clientes.

Mais ágeis, sofisticadas, rentáveis, exclusivas e dedicadas, as gestoras independentes de fundos estão ''ganhando de lavada'' das gestoras tradicionais, que são aquelas ligadas a grandes bancos, já que o volume de recursos aplicados em fundos dessas empresas cresceu 62% de DEZ/08 a FEV/10, contra um avanço de 29% do setor no mesmo período.

Dando novos sinais positivos da economia interna, (1) no primeiro trimestre de 2010 a Anatel registrou 5.150.433 novas habilitações de telefones móveis, o que representa um recorde no período desde o começo da série histórica, em 2000, (2) segundo as projeções de um estudo da consultoria Lafis, em 2010 o consumo de refrigerantes e água mineral terá um aumento de 12,8% na comparação com 2009, (3) em FEV/10 as vendas de imóveis novos residenciais em SP registraram o maior volume para o mês desde FEV/04, com um crescimento de 83,7% em relação a FEV/09 e (4) na primeira quinzena de ABR/10 as vendas a credito no comércio paulistano subiram 12,4% na comparação com ABR/09.

''Apostando'' na economia brasileira, Apple já negocia com a chinesa Foxconn, que atualmente é a companhia contratada por ela para fabricar seus produtos na China, o uso de uma fábrica em Jundiaí, no interior de SP, para fabricar no Brasil o iPhone, o MacBook e o iPod.

Com o objetivo de evitar uma retaliação brasileira, já autorizada pela OMC, aos seus produtos, o governo dos EUA abriu caminho para a importação de carne bovina e suína de Santa Catarina.

Otimista, durante sua estadia em Brasília, Pascal Lamy, diretor-geral da OMC, afirmou que, apesar de ainda não haver clima político para retomar as negociações da Rodada Doha, a conjuntura econômica é propícia, pela necessidade dos países ricos de apostar no comércio para voltar a crescer.

Mostrando mais uma vez que, após o repique do inicio do ano, a inflação está novamente controlada, o IPC da segunda quadrissemana de ABR/10 ficou em 0,23%, patamar abaixo do apurado no mesmo período de MAR/10 (0,51%).
--------------------------------------------------------------------------------
Política:

Mostrando que o PSDB estava correto ao questionar a pesquisa bancada pelos sindicados, que mostrava empate técnico entre os candidatos tucano e petista à presidência, segundo o ultimo Datafolha Serra subiu de 36% para 38%, Dilma avançou de 27% para 28%, Ciro Gomes caiu de 10% para 9% e Marina Silva, que pode começar a ''incomodar'', subiu de 8% para 10%.

Ao se lançar candidato ao governo do RJ pelo PR, partido do vice-presidente José Alencar, Garotinho desafiou Sérgio Cabral, o peemedebista que atualmente governa o Estado, a explicar publicamente onde arranjou dinheiro para comprar sua mansão em Mangaratiba e 2 apartamentos no Leblon.

Em um esquema que muitas vezes envolve fraudes e tira proveito de falhas de fiscalização do governo federal, políticos estão fazendo, literalmente, a festa com dinheiro público, já que associam-se a ONGs para conseguir recursos do Ministério do Turismo e realizar eventos festivos.

''Turbinado'' pela ultima pesquisa de intenções de voto, Serra, nos ombros do ex-governador Aécio Neves, deverá se encontrar hoje na capital mineira com cerca de 300 prefeitos e lideranças políticas de MG, num evento que já mudou de lugar três vezes, pois a expectativa de publico só vem aumentando.

Fazendo o que é craque, enquanto Serra passa o dia de hoje reforçando sua pré-campanha em MG, Dilma, pré-candidata petista, estará numa maratona de encontros políticos em Brasília, para fechar conchavos com os partidos aliados.
--------------------------------------------------------------------------------
Crítica:

Contrastando com sua pujança econômica e com sua destacada e reconhecida capacidade tecnológica, a Índia tem atualmente 410 milhões de indianos, ou 37,2% da população, vivendo abaixo da linha na pobreza, que segundo a ONU significa ter uma renda menor que US$ 1,25 por dia.
--------------------------------------------------------------------------------
PAZ, amor e bons negócios;
Alfredo Sequeira Filho
--------------------------------------------------------------------------------
O "R.B." representa uma opinião, não uma indicação, é proibida sua reprodução, sem a devida autorização, e qualquer critica, dúvida ou sugestão, favor contatar: alcabi@uol.com.br
--------------------------------------------------------------------------------