R.B. 17/FEV/10 ''Fácil e popular''

--------------------------------------------------------------------------------
R.B.

"Fácil e popular"

São Paulo, 17 de fevereiro de 2010 (QUARTA-FEIRA).
--------------------------------------------------------------------------------
Mercados:

HOJE
- A BOVESPA deve subir, ''ajustando-se'' ao bom desempenho das demais bolsas mundiais durante o carnaval no Brasil, para ampliar a irrisória valorização acumulada no mês (0,7%), diante da redução das tensões externas, da valorização das commodities e da manutenção das boas perspectivas para a economia brasileira.
- O DÓLAR pode cair, ampliando a desvalorização já acumulada no mês (-1,4%), seguindo a provável melhora do ''humor'' na Bovespa e a expectativa de aumento do fluxo positivo de recursos externos.

SEXTA-FEIRA
- BOVESPA -0,4%, já abriu em queda e, realizando lucros após 4 pregões consecutivos de alta, manteve a trajetória descendente ao longo de todo pregão, acompanhando as perdas das bolsas de NY e também prejudicada por notícias desfavoráveis da China e da Europa.
- DÓLAR 0,5% à R$ 1,86, já abriu em alta e, seguindo o ''humor negativo'' na Bovespa, manteve a trajetória ascendente ao longo de todo pregão, também pressionado pelos leilões de compra do BC e pela elevação de risco-Brasil (3,3%).

ONTEM
- Na ÁSIA, com poucos negócios, JAPÃO 0,2%, com destaque positivo para a Jupiter Telecommunications (17,1%), beneficiada após o banco Sumitomo anunciar que pretende ampliar sua participação na empresa para 40%, em comparação com os 27% atuais, CORÉIA 0,5% e CHINA não abriu por causa do Ano Novo Lunar.
- Na EUROPA, nos maiores patamares desde 3/FEV/10, diante da gradativa redução das preocupações com a Grécia, INGLATERRA 1,5%, FRANÇA 1,7% e ALEMANHA 1,5%, com destaque positivo para banco britânico Barclays (6,8%), após divulgar resultados acima das expectativas.
- Nos EUA, com os melhores resultados em 1 dia dos últimos 3 meses, S&P 1,8%, DJ 1,7% e NASDAQ 1,4%, diante dos sinais positivos da Europa, da divulgação de lucros robustos da Merck e de dados mostrando uma recuperação da atividade manufatureira em NY.
-------------------------------------------------------------------------------
Economia:

Após ressaltar que o desempenho de Meirelles é merecedor de todos os elogios e tem sido fundamental para o processo de controle da inflação, Lula ressaltou que deseja que presidente do BC permaneça no cargo até o fim do mandato.

Podendo se tornar um dos principais gargalos para o crescimento da economia brasileira, diante do histórico baixo investimento em educação, em 2009 a escassez de mão de obra qualificada levou o Brasil a bater recorde de sobra de vagas no mercado de trabalho formal, já que 1,66 milhão de postos de trabalho oferecidos pelas empresas no ano passado não foram preenchidos.

Ocupando uma posição de cada vez mais destaque no cenário internacional, em 2009 o Brasil foi o segundo maior vendedor de ferro para a China, com um aumento de 41,5% em relação ao ano anterior.

Dando uma boa noticia para o Brasil, segundo pesquisadores do Ipea, diante de um cenário onde a preocupação com o meio ambiente é irreversível, os países produtores de etanol devem retomar a qualquer momento as discussões sobre a viabilidade da cultura de cana de açúcar para a produção de álcool hidratado e sua comercialização internacional, já que sua produtividade é bem mais alta que as extrações derivadas de milho, nos EUA, e de beterraba, nos países europeus.

Confirmando que a inflação está com movimento um pouco mais acelerado do que se imaginava, o IGP-M de FEV/10 ficou em 1,08%, patamar bem acima do apurado no mês anterior (0,20%) e ligeiramente acima da média das ''apostas do mercado'' 1,05%.
--------------------------------------------------------------------------------
Política:

Como agora ficou ''fácil e popular'' bater no neoliberalismo, Dilma, em entrevista editada em um livro que será lançado no congresso petista, de quinta a sábado, defendeu a presença mais forte do Estado na economia, não só para induzir investimentos mas também para tocar obras.

Mostrando mais uma vez que no governo Lula, assim como em todos os anteriores, os cargos técnicos são preenchidos por indicações políticas, Luiz Felipe Denucci, presidente da Casa da Moeda, recebeu uma autuação da Receita Federal de R$ 3,5 milhões por fraude no Imposto de Renda e, por este motivo, agora também recebe pressão do próprio partido que o apadrinhou, o PTB, que pediu para Mantega sua ''cabeça em uma bandeja de prata''.

Preso na sede da Superintendência da PF em Brasília, José Roberto Arruda, que embora afastado ainda é oficialmente o governador de Brasília, pede regalias e amigos a cada dia e tem um grande risco de ficar na prisão preventiva por 30 dias e mais 30 e, neste período, ser julgado e provavelmente condenado por crime de tentativa de suborno de testemunha.

Para tentar evitar a intervenção federal no governo de Brasília, a Câmara Legislativa do DF, aonde se gritar pega ladrão não sobra 1, está decidida a cassar o mandato de pelo menos 3 dos 8 deputados distritais envolvidos no escândalo do mensalão do DEM.
--------------------------------------------------------------------------------
Crítica:

Seguindo Hillary Clinton, que afirmou que o Irã está se tornando uma ditadura militar, o governo brasileiro, finalmente discordando do ''companheiro'' Mahmoud Ahmadinejad, pediu ao Irã que respeite os direitos da minoria, garanta a liberdade de expressão e, para não perder a oportunidade de cutucar os EUA, que também acabe com a pena de morte.

Como não trabalham mais de 8 horas por dia, não tem menos de 30 dias de férias por ano e também não tem o risco de perder o emprego por incompetência ou excesso de faltas, os excelentíssimos juízes Tribunal Regional do Trabalho decidiram que os trabalhadores assalariados não estão dispensados de trabalhar na terça-feira de Carnaval.
--------------------------------------------------------------------------------
PAZ, amor e bons negócios;
Alfredo Sequeira Filho
--------------------------------------------------------------------------------
O "R.B." representa uma opinião, não uma indicação, é proibida sua reprodução, sem a devida autorização, e qualquer critica, dúvida ou sugestão, favor contatar: alcabi@uol.com.br
--------------------------------------------------------------------------------