R.B. 3/FEV/20 "Como se fosse prudente perguntar ao Google"



"Como se fosse prudente perguntar ao Google"

São Paulo, 3 de fevereiro de 2019 (SEGUNDA-FEIRA).

Mercados e Economia:

Hoje (1) a BOVESPA deve subir, acompanhando o movimento ascendente das principais bolsas mundiais, beneficiada pela recuperação dos preços das commodities, impulsionada pelos sinais positivos da economia tupiniquim e aliviada pela redução dos temores globais com o coronavírus e (2) o DÓLAR pode cair, em um "ajuste técnico" após avançar 6,8% em JAN/20, seguindo a esperada melhora do "humor" na bolsa brasileira e influenciado pelos leilões de venda do BC.

Sexta-feira, no BRASIL, (1) a BOVESPA caiu -1,5%, para fechar a semana registrando baixa de -3,9%, o que representou o pior desempenho semanal desde AGO/19, acompanhando as perdas das bolsas de NY e ainda pressionada pelas incertezas sobre o coronavírus e (2) o DÓLAR subiu 0,9% à R$ 4,28, atingindo, mesmo com os leilões de venda do BC, o maior patamar da história, influenciado pelos mesmos motivos que derrubaram a bolsa tupiniquim e reduziram o fluxo positivo de recursos externos.

Também sexta-feira, nas principais bolsas (1) da ÁSIA, China permaneceu fechada por conta da prorrogação do feriado de ano novo lunar e Japão 1,0%, tentando recuperar perdas recentes, impulsionada por papéis ligados a bens de consumo, (2) da EUROPA, Inglaterra -1,3%, França -1,1% e Alemanha -1,3%, prejudicadas por notícias de avanço do coronavírus, de restrições de voos para destinos chineses e pela divulgação de indicadores ruins das economias locais e (3) dos EUA, S&P -1,8%, DJ -2,1% e NASDAQ -1,6%, com destaques de queda para grandes empresas como Exxon Mobil (-4,1%), ConocoPhillip (-2,4%), Apple (-4,4%) e Boeing (-2,6%), influenciadas negativamente pelos mesmos motivos que derrubaram as bolsas europeias e também reduziram os preços das commodities.

Na madrugada de hoje, em seu primeiro dia de operação desde o início do feriado de ano novo lunar (em 23/JAN/20), os mercados chineses sofreram uma queda de -8,0% no índice que reúne todas as ações negociadas na Bolsa de Xangai, o que significa uma perda de US$ -370bi de valor de mercado.

Apesar de ressaltar que, com base em experiências históricas com outras epidemias (como a do Sars em 2003), espera que o impacto negativo da disseminação do vírus dure no máximo 3 meses, o banco norte-americano JPMorgan cortou a previsão de crescimento da economia mundial em -0,3% no primeiro trimestre deste ano por conta do coronavírus.

Encantado cada dia mais pelo poder e se aproximando do MDB, hoje Bolsonaro almoçará novamente com cerca de 250 empresários na Fiesp, porem a expectativa dos donos do PIB tupiniquim é pela presença dos filhos do presidente, Flávio e Eduardo, que tem enorme poder de influencia sobre as decisões do pai.

Apresentando mais fruto positivo do excelente trabalho da equipe de Paulo Guedes, brilhante ministro da economia, a taxa de desemprego brasileira caiu de 11,20% no terceiro trimestre de 2019 para 11,0% no quarto trimestre de 2019, atingindo assim o menor patamar para o referido período desde 2015.

Cinte da baixa produtividade da economia brasileira e de olho em aumentar as chances de integrar o "clube dos países ricos" da Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico, o tupiniquim governo lançará neste mês um novo programa para aumentar a produtividade de pequenas e médias empresas.

Obviamente elaborada pela brilhante e liberal equipe de Paulo Guedes, a PEC da reforma administrativa que o governo Bolsonaro pretende enviar ao Congresso em FEV/20 deve restringir a criação de empresas estatais.

"Como se fosse prudente perguntar ao Google", e não a um médico, como se tratar de uma infecção com coronavírus, cada dia mais brasileiros, sem nenhuma educação financeira, recorrem a robôs, em detrimento aos assessores independentes de investimentos, para definir onde investir seus recursos, algo temerário e que beneficia apenas as grandes instituições financeiras, que continuam empurrando produtos ruins aos seus clientes.

Despreparado para atender a enorme demanda inicial,  o governo Bolsonaro adiou para ABR/20 a entrada em vigor o trecho da Lei da Liberdade Econômica, segundo o qual, quando um órgão do governo não atende um pedido em tempo hábil, ele está tacitamente aprovado.

Política:

Fazendo um excelente trabalho, o governador tucano Eduardo Leite, do RS, conquistou uma importante vitória com a aprovação, pelos deputados estaduais, de 8 dos 9 projetos de austeridades do pacote "Reforma RS" elaborado por ele.

Mostrando fraqueza logo na saída, o governo Bolsonaro negocia a flexibilização das medidas econômicas encaminhadas ao Congresso em 2019 para tentar aprovar neste ano ao menos parte do pacotaço que altera regras fiscais e orçamentárias.

Usando, sem autorização do ministro, a foto de Sergio Moro em suas propagandas, o Aliança, partido que Bolsonaro está fundando, tem feito eventos, sabe-se lá com que dinheiro, para viabilizar sua criação antes das eleições municipais deste ano.

Advogado de bandidos, como Lula, Dirceu, Sarney e Aécio Neves, Kakay, que anda de bermuda no STF e que na semana passada insultou a ministra Damares Alves, rejeitou o nome de Sergio Moro para o STF.

Como "o Brasil é o país dos vagabundos" e os "nobres" parlamentares são o maior exemplo disto, sob pressão de algumas categorias, o Senado articula retomar a discussão e votar no início dos trabalhos legislativos o projeto de lei que cria regras especiais de aposentadoria para algumas profissões.

Unindo socialismo com populismo, tem evoluído muito bem as conversas do PSDB com o PRB para tentar formar a chapa Bruno Covas/ Celso Russomanno na disputa pela prefeitura de SP.

Crítica:

Ainda comandados pela organização criminosa petista, os sindicatos ligados à Federação Única dos Petroleiros iniciaram no sábado uma greve por tempo indeterminado em protesto contra demissões e contra as privatizações que a Petrobrás tem realizado.

Hoje, para o desespero dos socialistas, dos vagabundos e dos terroristas do mundo, Trump, que está fazendo um trabalho brilhante na presidência dos EUA e será reeleito com enorme facilidade, terá seu processo de impeachment negado pelos senadores do seu país.

Complicando cada dia mais a vida do principal canetinha de aluguel da organização criminosa petista, a procuradora Thaméa Danelon, que coordenou a Lava Jato em SP, e a juíza Diana Maria Wanderlei, da 5ª Vara Federal do DF, pediram para ingressar como assistentes de acusação na causa em que Glenn Greenwald, o jornalista, socialista e bandido, é acusado de hackear telefones de autoridades.

PAZ, amor e bons negócios;

O "R.B." representa uma opinião, não uma indicação, é proibida sua reprodução, sem a devida autorização, e qualquer crítica, dúvida ou sugestão, favor contatar: rb@relatoriobrasil.com

Conheça e indique nosso Blog: www.relatoriobrasil.com
Curta nossa página no Facebook: www.facebook.com/relatoriobrasil