R.B. 13/JAN/20 "Mais uma dura verdade"



"Mais uma dura verdade"

São Vicente, 13 de janeiro de 2020 (SEGUNDA-FEIRA).

Mercados e Economia:

Hoje (1) a BOVESPA deve subir, novamente tentando uma recuperação, desta vez após 6 pregões seguidos de queda, influenciada pelo movimento ascendente das principais bolsas mundiais e pelas perspectivas de recuperação da economia tupiniquim e (2) o DÓLAR pode cair, devolvendo parte da alta já acumulada no ano (2,1%), seguindo a esperada melhora do “humor” na bolsa brasileira e aliviado pelas “promessas” de aumento do fluxo positivo de recursos externos.

Sexta-feira, no BRASIL, (1) a BOVESPA caiu -0,4%, devolvendo os ganhos da abertura, quando na máxima avançou para os 116.745pts, para fechar o dia aos 115.503pts e a semana acumulando perdas de -1,9%, acompanhando as perdas das bolsas de NY e novamente com destaques de queda para as ações dos bancos, como Banco do Brasil (-2,3%), Bradesco (-de 1,8%) e (2) o DÓLAR subiu 0,2% à R$ 4,09, impulsionado por um inesperado fluxo de compra no final da tarde e seguindo a piora do “humor” na bolsa tupiniquim.

Também sexta-feira, nas principais bolsas (1) da ÁSIA, Japão 0,5% e China 0,2%, ainda favorecidas por sinais de amenização da crise entre EUA e Irã e à medida que Washington e Pequim se preparam para assinar um acordo comercial preliminar, (2) da EUROPA, Inglaterra -0,1%, França -0,1% e Alemanha -0,1%, prejudicadas pelo detalhamento das sanções impostas pelos EUA ao Irã e acompanhando as perdas das bolsas de NY e (3) dos EUA, realizando lucros após baterem novos recordes históricos de alta, S&P -0,3%, DJ -0,5% e NASDAQ -0,3%, prejudicadas pela divulgação de dados abaixo do esperado no relatório de empregos do país de DEZ/19.

Otimista com as perspectivas para a economia brasileira, cuja condução considera séria e competente, o empresário Abilio Diniz afirmou que está convicto de que o investidor estrangeiro vai retornar ao país e alertou que se ele demorar demais, perderá o momento de câmbio favorável.

Mantendo suas “apostas” em um corte de -0,5% da taxa básica de juros na próxima reunião do Copom, Ilan Arbetman, analista da Ativa Investimentos, ressaltou que continua a ver o cenário para inflação tupiniquim como benigno, alertando que o movimento inflacionário de DEZ/19 ainda refletiu em boa parte o choque da carne, que segundo ele não tende a alterar a perspectiva de longo prazo dos formuladores da política econômica.

Segundo uma pesquisa feita pelo Broadcast, a perspectiva do mercado para as ações nesta semana é otimista, com 60,87% acreditando o Ibovespa vai subir, 8,70% esperando queda e 30,43% apostando em manutenção.

A leitura além do esperado para o IPCA de DEZ/19 tornou mais incerta a perspectiva para a reunião de FEV/20 do Copom, sobre a qual já havia divisão do mercado quanto à probabilidade de corte adicional na taxa básica de juros.

Reduzindo os temores de escalada da inflação, o IPC que mede a inflação na cidade de SP subiu 0,78% na primeira quadrissemana de JAN/20, desacelerando em relação ao aumento de 0,94% observado em DEZ/19.

Improdutivos, vagabundos e com medo de perderem suas boquinhas nas estatais, (1) os funcionários dos correios ameaçam entrar em greve novamente no final deste mês e (2) na sexta-feira passada os funcionários da Casa da Moeda protestaram contra o projeto de privatização.

Dando mais um sinal positivo da economia tupiniquim, a associação da indústria calçadista divulgará nesta semana, durante a feira Couromoda, em SP, uma alta de 1,8% na produção de sapatos nos 11 primeiros meses de 2019 na comparação com igual período de 2018. 

Política:

Confirmando, mais uma vez, que seu partido, o PSOL, nada mais é que uma linha auxiliar da organização criminosa petista, Guilherme Boulos “avisou” que somente disputará a prefeitura de SP se Fernando Haddad, do PT, não se lançar candidato.

Rasgando o voto de milhões de eleitores e provando que estão na política para o próprio bem, cerca de 104 dos 513 deputados federais eleitos para o mandado de 2019 a 2022 cogitam disputar prefeituras neste ano.

Fazendo, e comprando, amizades para ganhar força nas eleições presidenciais de 2020, Doria, governador tucano de SP, lançou em 2019 uma linha especial de financiamento que já beneficiou com R$ 14,3mi cerca de 22 emissoras de rádio e TV do estado.

Com uma boa dose de razão, o deputado João Campos, do Republicanos de Goiás, apresentou um projeto de lei para elevar de 60 para 65 anos a idade para que a pessoa seja considerada idosa no Brasil.

Apanhando cada vez mais, o PT, que foi praticamente dizimado na última eleição municipal no estado de SP, perdeu José Pivatto, de Cosmópolis, que era 1 de seus 8 prefeitos no Estado e que pediu desfiliação com medo da alta rejeição da legenda na cidade, o que comprometia suas chances de reeleição.

Fazendo ponta em programas de TV de terceira linha enquanto espera para ser indiciado nas dezenas de casos de corrupção que é acusado, Alckmin, ex-governador tucano de SP, descartou a possibilidade de à Prefeitura de São Paulo e afirmou que seu candidato é o prefeito Bruno Covas.

Falando “mais uma dura verdade” que estimula o ódio dos jornalistas e dos socialistas contra sua pessoa, Abraham Weintraub, ministro da Educação, afirmou que os concursos públicos tupiniquins selecionam pessoas de esquerda.

Mostrando que “é um liberal de araque”, o presidente Bolsonaro mandou o ministério de Minas e Energia elaborar uma minuta de decreto para permitir descontos, via subsídios, nas tarifas de energia de templos religiosos.

Alinhados com Bolsonaro na pauta dos costumes, os deputados estaduais do PSL na Assembleia Legislativa de SP apresentaram em 2019 uma série de projetos de lei que contrariam os preceitos liberais, como as que criam mais despesas para o governo do estado, pressupõem interferência estatal na iniciativa privada, têm viés assistencialista ou estabelecem privilégios para determinados grupos e categorias profissionais.

Apesar de Bolsonaro ter dito que lançaria uma campanha para que os eleitores não votem em candidatos que usem fundão eleitoral, o partido que o presidente está criando, chamado Aliança pelo Brasil, prevê no seu estatuto o financiamento com recursos públicos do fundão eleitoral e também do fundão partidário.

Mirando no coração da organização criminosa petista, Bolsonaro vai priorizar o Nordeste a partir da próxima semana na estratégia para obter assinaturas necessárias à criação do seu partido, o Aliança pelo Brasil.

Crítica:

Com a convicção de que pode manipular seus fiéis, a Igreja Universal do Reino de Deus afirmou que foi retirado de contexto o vídeo no qual o bispo Edir Macedo diz a fiéis que “o Espírito Santo quer dinheiro e não palmas”.

Conhecida linha auxiliar da organização criminosa petista, advogados e canalhas do grupo Prerrogativas decidiram ir ao STF contra o arquivamento, no Conselho Nacional do Ministério Público, de pedido de investigação sobre a conduta de Deltan Dallagnol, brilhante procurador da operação Lava Jato.

PAZ, amor e bons negócios;

O "R.B." representa uma opinião, não uma indicação, é proibida sua reprodução, sem a devida autorização, e qualquer crítica, dúvida ou sugestão, favor contatar: rb@relatoriobrasil.com

Conheça e indique nosso Blog: www.relatoriobrasil.com
Curta nossa página no Facebook: www.facebook.com/relatoriobrasil