R.B. 7/FEV/19 "Presa na cela com seu líder egocêntrico"



"Presa na cela com seu líder egocêntrico"

São Paulo, 7 de fevereiro de 2019 (QUINTA-FEIRA).

Mercados e Economia:

Hoje (1) a BOVESPA deve subir, em um movimento de “caça da barganhas” e tentando ensaiar uma recuperação após as fortes perdas do pregão anterior, impulsionada pela sinalização do Copom de que não existe intenção, motivação ou necessidade de elevação da taxa básica de juros, que aliás está no menor patamar da história e (2) o DÓLAR pode cair, em um “ajuste técnico” após fechar o pregão anterior registrando a maior alta em 11 sessões, acompanhando a trajetória internacional da moeda norte-americana e influenciado pelo fluxo positivo de recursos externos.

Ontem, no BRASIL, (1) a BOVESPA caiu -3,7%, ainda em um movimento de realização de lucros, prejudicada pelas incertezas com relação à proposta de reforma da Previdência, influenciada negativamente pelo recuo das commodities e acompanhando o movimento descendentes das bolsas de NY e (2) o DÓLAR subiu 1,1% à R$ 3,70, seguindo o “humor negativo” na bolsa tupiniquim e recuperando uma parte das perdas registradas no ano.

Também ontem, nas principais bolsas (1) da ÁSIA, China permaneceu fechada por conta do feriado de ano novo lunar e Japão 0,2%, beneficiada pelo bom desempenho de ações de fabricantes de instrumentos de precisão, (2) da EUROPA, sem uma tendência única, Inglaterra 0,1%, sustentada pelo bom desempenho das ações dos bancos, como Lloyds (0,4%) e Barclays (0,7%), porem França -0,1% e Alemanha -0,4%, prejudicadas pela divulgação de que em DEZ/18 as encomendas à indústria alemã recuaram -1,6% na comparação com NOV/18 e (3) dos EUA, realizando lucros recentes e interrompendo uma sequência de 5 altas consecutivas, S&P -0,2%, DJ -0,1% e NASDAQ -0,4%, com destaques de queda para as ações do setor de serviços de comunicações, após divulgarem projeções que desagradaram o “mercado”.

Tomando as rédeas da economia global, algo que é legítimo para o CPT do mundo, Trump, presidente dos EUA, indicou David Malpass, seu leal funcionário do Tesouro norte-americano que é crítico das instituições multilaterais, para ser o novo presidente do Banco Mundial.

Ontem, conforme esperado por quase 100% do “mercado”, o BC tupiniquim decidiu manter, pela sétima vez consecutiva e pela primeira vez no governo Bolsonaro, a taxa básica de juros da economia brasileira em 6,5%, que assim permanece no menor patamar da história, argumentando que indicadores recentes da atividade continuam evidenciando recuperação gradual da economia local e que o cenário externo permanece desafiador, com mais riscos de uma desaceleração da economia global.

Com o objetivo de concentrar esforços, reduzir custos e eliminar a corrupção, o governo Bolsonaro enviará ao Congresso um projeto de lei criando a Agência Nacional dos Transportes, que será uma espécie de superagência de infraestrutura e nascerá da junção da ANTT (de regulação dos transportes terrestres) e da Antaq (terminais portuários), ambas com diretores envolvidos em esquemas de corrupção e favorecimento a empresas.

Dando novos sinais positivos da economia tupiniquim, (1) em 2018 o consumo de café no Brasil cresceu 4,8% na comparação com 2017 e (2) em JAN/19 a produção de veículos no país cresceu 10,9% na comparação com DEZ/18.

Claramente trabalhando contra o desenvolvimento econômico, o Ministério Público de Contas do Estado de SP, dominado por petistas, pediu esclarecimentos sobre o impacto nas finanças paulistas da decisão do governador João Doria de conceder às companhias aéreas uma redução de 25% para 12% no ICMS do querosene de aviação.

-    A BRF caiu -4,2% e hoje, antes da abertura do pregão, a empresa anunciou que vendeu para a Tyson International 100% das suas ações de unidades de processamento de alimentos e abate de aves localizadas na Europa e Tailândia por US$ 340mi.
-    A Vale caiu -4,9%, prejudicada pelo cancelamento da sua autorização para operar a barragem de Laranjeiras e também pela revelação de que o canalha do presidente da empresa mentiu quando falou que as sirenes da barragem de Brumadinho não soaram pois foram “engolfadas” pela lama.
-    A GM subiu 1,5% na bolsa de NY, após divulgar resultado que agradou mercado.
O SoftBank disparou 17,7% na bolsa de Tóquio, depois que o presidente executivo da empresa anunciou uma recompra de USD 5,5bi em ações da empresa.

Política:

Colocando o líder da organização criminosa petista em uma situação cada vez mais complicada, ontem Lula, que aliás continua mantendo seu partido refém de suas necessidades e desejos, foi novamente condenado, agora pela brilhante juíza Hardt, a 12 anos e 11 meses de prisão pelos crimes de corrupção e lavagem de dinheiro no caso do sítio de Atibaia e, para desespero de seus seguidores, ainda existem 6 processos em andamento contra ele.

Obviamente com medo do endurecimento da lei, algo compreensível para quem está nas planilhas de propina da Odebrecht como “Botafogo”, Rodrigo Maia, presidente da Câmara, “alertou” que a antecipação do debate sobre ao pacote de combate ao crime sugerido pelo brilhante ministro Moro pode prejudicar o andamento da reforma da Previdência.

Acreditando que são uma categoria especial, funcionários do serviço público federal começam a reunir críticas à proposta de reforma da Previdência do governo Bolsonaro e, como gostam se serem sustentados pelos mais pobres, o alvo prioritário é o regime de capitalização.

Cobertíssimo de razão, Mansueto Almeida, secretário do Tesouro do governo Bolsonaro, afirmou que se aposentar aos 50 anos no século 21 não tem o mínimo sentido, ressaltando que o setor público não tem mais capacidade de arcar com aposentadorias precoces.

A organização criminosa petista, que adotou um discurso sectário e ficou imobilizada com a campanha Lula Livre, está cada vez mais “presa na cela com seu líder egocêntrico”, caminhando aos passos largos para o fundo do poço e para a provável extinção.

Com o MDB de Renan e PT alijados, o Senado elegeu ontem os demais integrantes de sua mesa diretora, tendo o senador tucano Antonio Anastasia como primeiro vice-presidente, Lasier Martins, do Podemos, na segunda vice-presidência e Sérgio Petecão, do PSD, a primeira secretaria.

Como os aliados de Renan Calheiros perceberam que ele é tóxico e debandaram, Davi Alcolumbre, presidente do Senado, que agora quer colocar o emedebista Fernando Bezerra como líder do governo na Casa.

Crítica:

Certamente agradando seus sócios e deixando petistas, artistas e vagabundos desesperados e raivosos, a Petrobrás “avisou” que estuda romper contratos de patrocínio com produtores de teatro e cinema e também com a imprensa.

Covarde, canalha e assassino, Lula está desesperado com a real possibilidade de que ele seja transferido para o sistema prisional do Paraná depois da segunda condenação criminal e não deverá ser surpresa para ninguém se ele fizer uma delação entregando os bandidos do STF em troca de ir para prisão domiciliar.

Mostrando uma enorme preocupação com os bandidos, Felipe Santa Cruz, novo presidente do Conselho Federal da OAB, afirmou, como que repetindo as palavras de um petista, que a ininterrupta expectativa por novas fases da Operação Lava Jato gera uma paralisia nos setores público e privado.

PAZ, amor e bons negócios;

O "R.B." representa uma opinião, não uma indicação, é proibida sua reprodução, sem a devida autorização, e qualquer crítica, dúvida ou sugestão, favor contatar: rb@relatoriobrasil.com

Conheça e indique nosso Blog: www.relatoriobrasil.com
Curta nossa página no Facebook: www.facebook.com/relatoriobrasil