R.B. 1/AGO/18 "Será engraçado e educativo"



"Será engraçado e educativo"

São Paulo, 1 de agosto de 2018 (QUARTA-FEIRA).

Mercados e Economia:

Hoje (1) a BOVESPA deve voltar a cair, com “boas chances” zerar neste novo mês os ganhos acumulados no ano (3,7%), acompanhando as perdas das demais bolsas mundiais e das commodities e pressionada pela piora do cenário econômico e político tupiniquim e (2) o DÓLAR pode subir, retornando à sua trajetória de alta após recuar -3,5% no mês passado, desta vez também influenciado pela expectativa de manutenção da taxa básica de juros brasileira na reunião do Copom que termina após o fechamento do pregão.

Ontem, no BRASIL, (1) a BOVESPA caiu -1,3%, realizando uma pequena parte dos lucros acumulados em JUL/18 (8,9%), prejudicada pelo recuo das commodities, pressionada pelo desempenho positivo de Bolsonaro na entrevista no roda-viva e em compasso de espera antes da decisão do Copom sobre a taxa básica de juros tupiniquim e (2) o DÓLAR subiu 0,7% à R$ 3,19, influenciado pelos mesmos motivos que derrubaram a bolsa brasileira e também seguindo a trajetória internacional da moeda norte-americana.

Também ontem, nas principais bolsas (1) da ÁSIA, Japão 0,1% e China 0,3%, influenciados pela decisão do BC japonês de manter a taxa de juros do país inalterada e com destaques de alta para as ações de petroleiras e do setor financeiro, (2) da EUROPA, Inglaterra 0,6%, França 0,4% e Alemanha 0,1%, “animadas por rumores” de que a Casa Branca teria retomado negociações para evitar uma escalada nas disputas comerciais e pela divulgação de bons resultados corporativos, como o da BP (1,4%) e o do Credit Suisse (2,1%) e (3) dos EUA, S&P 0,5%, DJ 0,4% e NASDAQ 0,5%, seguindo o “bom humor” global e impulsionadas principalmente pelas ações de empresas do setor industrial, amparadas por balanços animadores de empresas como (9,7%), Boeing (1,5%) e Caterpillar (2,9%).

Após a divulgação de que o PIB da zona do euro cresceu 0,3% no segundo trimestre, patamar abaixo do esperado (0,4%), o “mercado” reforçou suas “apostas” de que o BC europeu não elevará a taxa básica de juros da região antes de SET/19.

Certamente enfrentando menos pressão e também em um momento de menos tensão, hoje o Copom, caso siga o que espera cerca de 90% do “mercado”, anunciará após o fechamento do pregão a manutenção da taxa básica de juros da economia brasileira em 6,5%.

Com o governo, pela enésima vez, ajudando o “seu queridinho setor de construção civil”, ontem foi anunciada uma elevação, de 950mil para R$ 1,5mi, do valor máximo dos imóveis que podem ser financiados com recursos do FGTS.

Alertando que o volume de projetos é muito maior que a demanda e que isto é agravado por um quadro político incerto e pelo desemprego elevado, a consultoria imobiliária Cushman & Wakefield afirmou que não deve ser motivo de comemoração a queda da taxa de vacância de condomínios logísticos de alto padrão em SP, que recuou de 24,4% no primeiro trimestre para 23,1% no segundo trimestre deste ano.

Perdendo tempo com bandidos, Murilo Portugal, presidente da Federação Brasileira de Bancos, vai se reunir amanhã com o petista Fernando Haddad, que é moleque de recados do presidiário Lula, para debater sobre a esdrúxula proposta petista de taxação de instituições que não diminuírem o spread bancário.

Apesar da “comemoração do mercado” com o apoio dos bandidos do Centrão a candidatura presidencial do tucano Alckmin, em JUL/18 o índice que mede a intenção de investimento dos empresários de SP recuou -2,1% na comparação com JUN/18.

Como o governo manipula a distorce os dados, chegando a considerar empregada uma pessoa que faz bico 1 vez por mês, a taxa de desemprego do país recuou de 13,1% no primeiro semestre para 12,4% no segundo semestre, patamar ligeiramente abaixo do esperado (12,6%), porém o número de pessoas que não trabalham e nem procuram emprego, mesmo estando em idade e condições para trabalhar, chegou a 65,6 milhões, o que representa o maior patamar da história e uma alta de 1,2% sobre o período anterior.

Enquanto o mercado de trabalho brasileiro tem cada vez mais trabalhadores informais de um lado e, de outro, pessoas desistindo de procurar vaga, no segundo trimestre deste ano o setor público ampliou as contratações, com 392mil novos servidores, e bateu recorde de empregados, com 11,6 milhões de servidores, “desdenhando da severa crise fiscal”.

-   A Apple subiu 0,2% na bolsa de NY e, após o fechamento do pregão, a “cultuada” empresa de tecnologia anunciou que no segundo trimestre deste ano seu lucro foi 32% maior que no mesmo período de 2017, puxado pelo aumento do faturamento da empresa com o iPhone.
-   O Itaú recuou -4,2%, apesar de o resultado do balanço ter ficado dentro do esperado.
-   A Cielo despencou -9,7%, após a empresa anunciar queda de -17,8% do lucro em relação ao resultado do mesmo período do ano passado.

Política:

Se, com o apoio dos bandidos do centrão e consequentemente com a maioria do tempo na televisão, Alckmin conseguir ir para o segundo turno das eleições presidenciais e seu adversário for Bolsonaro, “será engraçado e educativo” ver os partidos de esquerda (PT, PCdoB, PSB, PDT e Psol) apoiarem o candidato tucano, que assim como eles tem DNA socialista e quer acabar com a Lava Jato.

Ontem, após sair da reunião com os líderes dos partidos de esquerda (PT, PCdoB, PSB, PDT e Psol), Gleisi Hoffmann, presidenta da organização criminosa petista, afirmou que se não estiverem juntos no primeiro turno os referidos partidos certamente estarão unidos no segundo turno da eleição presidencial.

Covil de socialistas, ontem, em uma atitude comandada pelo petista e bandido José Dirceu, UNE e a UBES entregaram uma carta aos partidos de esquerda (PT, PDT, PSB, PCdoB e Psol) pedindo que se unam em chapa única já no primeiro turno das eleições presidenciais.

Único candidato à presidente com colhões para defender abertamente, já em 2014, a legalização da maconha, Eduardo Jorge, do PV, afirmou que aceita ser vice de Marina Silva, do REDE, mas que antes precisa da autorização e do apoio do seu partido.

O “nobre” desembargador Luiz Fernando Penteado, que acolheu pedido da defesa de Beto Richa e retirou das mãos de Sergio Moro o inquérito contra ele, devolvendo-o à Justiça Eleitoral, teve sua filha nomeada pelo próprio governador tucano, em NOV/17, para cargo comissionado na Governadoria.

Cada dia mais perto de fechar com Janaina Paschoal para ser sua vice, Bolsonaro, candidato à presidente pelo PSL, aceitou desistir de aumentar de 11 para 21 o número de ministros do STF e também decidiu propor a redução da maioria penal para 17 anos, em vez de 16.

Tentando atrair eleitores de direita, como os do partido NOVO e os de Alvoro Dias, Bolsonaro começou a defender abertamente o fim das cotas, a extinção do fundo partidário e a privatização das estatais.

Mesmo diante da dificuldade de achar um nome de consenso entre os bandidos dos partidos do centrão para ser seu candidato à vice, Alckmin descartou a hipótese de lançar uma chapa “puro-sangue” com seu “companheiro” tucano Tasso Jereissati.

Os idiotas petistas e também filiados a organização terrorista do MST que começaram ontem uma patética greve de fome, estão apenas ajudando a campanha a ser polarizada entre o referido “presidiário VIP” de Curitiba e Bolsonaro, que atrai cada dia mais eleitores.

Cria do criminoso Sergio Cabral, que está enjaulado por dezenas de crimes e deve permanecer na cadeia por um longo período, Pezão, governador do RJ, teve a cada de pau de reclamar que há um excesso de poder de órgãos fiscalizadores e, para piorar, afirmou que “é muito cruel a vida de político no Brasil”.

Crítica:

Contribuindo para o péssimo atendimento aos clientes e reduzindo a produtividade e a lucratividade, somente 3,5% das empresas brasileiras integram canais como e-mail, chat e telefone nos seus canais de relacionamento, o que coloca o país em 10º entre os 14 pesquisados.

No RJ 13 hotéis já fecharam suas portas desde o fim das Olimpíadas de 2016 e outros 3 estão com as operações suspensas, o que prova, pela enésima vez, que o país fez um péssimo negócio ao realizar os jogos Olímpicos.

PAZ, amor e bons negócios;

O "R.B." representa uma opinião, não uma indicação, é proibida sua reprodução, sem a devida autorização, e qualquer crítica, dúvida ou sugestão, favor contatar: rb@relatoriobrasil.com

Conheça e indique nosso Blog: www.relatoriobrasil.com
Curta nossa página no Facebook: www.facebook.com/relatoriobrasil