R.B. 14/JUN/18 "Com o descarado objetivo de ajudar na defesa dos bandidos do Congresso Nacional"



"Com o descarado objetivo de ajudar na defesa dos bandidos do Congresso Nacional"

São Paulo, 14 de junho de 2018 (QUINTA-FEIRA).

Mercados e Economia:

Hoje (1) a BOVESPA deve seguir em queda, ampliando a ainda “tímida” queda acumulada no ano (-5,6%), influenciada pelo recuo das commodities e pelo aumento das “apostas” de novo rebaixamento da “nota” do Brasil pelas agências de classificação de risco e (2) o DÓLAR pode seguir em alta, acompanhando a trajetória internacional da moeda norte-americana, principalmente porque a autoridade monetária dos EUA anunciou que os juros devem subir mais, e desdenhando dos leilões de venda do BC.

Ontem, no BRASIL, (1) a BOVESPA caiu -0,9%, retornando sua trajetória rumo aos 70.000pts, acompanhando o recuo das commodities, seguindo as perdas das bolsas de NY e em meio à falta de perspectivas positivas para os cenários econômico e eleitoral tupiniquim e (2) o DÓLAR subiu 0,1% à R$ 3,71, com a valorização contida pela “enxurrada” de leilões de venda feitos pelo BC tupiniquim, que queima reservas internacionais tentando “enxugar gelo”.

Também ontem, nas principais bolsas (1) da ÁSIA, sem uma tendência única, Japão 0,4%, com as exportadoras beneficiadas pela valorização do dólar frente a moeda local (o iene) e China -1,0%, em clima de cautela antes da decisão de política monetária norte-americana, (2) da EUROPA, sem uma tendência única, mas próximas da estabilidade, Inglaterra 0,0%, França -0,1% e Alemanha 0,3%, divididas entre a cautela antes do anúncio dos juros nos EUA e a valorização das commodities e (3) dos EUA, realizando lucros recentes, S&P -0,4%, DJ -0,5% e NASDAQ -0,1%, diante da sinalização da autoridade monetária do país de que a economia norte-americana está crescendo bem e que os juros devem subir mais 2 vezes este ano.

Sinalizando, conforme já esperado pela maioria do “mercado”, que fará mais 2 elevações este ano, ontem o FED (“Copom” dos EUA) elevou a taxa básica de juros norte-americana em 0,25%, para a faixa de 1,75% a 2,0%, retirando de seu comunicado o trecho em que citava que os juros ficarão abaixo dos níveis esperados para o longo prazo.

Sustentadas principalmente pelos setores de equipamentos e materiais para escritório, informática e comunicação, em ABR/18, portanto antes da greve dos caminhoneiros e com a taxa básica de juros do país em 6,5% ao ano, as vendas do varejo brasileiro cresceram apenas 0,6% na comparação com ABR/17, quando a taxa básica de juros estava em 11,25% ao ano.

Com boas chances de melar a operação, o BC, mais rigoroso que o CADE, “avisou” que, para aprovar o negócio entre a XP e o Itaú, pretende limitar em 49,9% a participação máxima que o referido banco poderá ter na corretora, exigindo que as partes cancelem os contratos de opção de compra e venda das ações remanescentes.

Para quem tem “bala na agulha” e a possibilidade de fazer investimentos de longo prazo, o que significa acima de 4 anos, a recente turbulência no mercado financeiro abriu uma janela de oportunidade para investidores de renda fixa, já que produtos como CDBs, LCIs e LCAs estão com remuneração mais atrativa, tanto no pós fixado, com taxas que podem chegar a 130% ao ano, como no pré fixado, que pode superar os 14,0% ao ano.

Com a terrorista greve dos caminhoneiros ainda causando reflexos que seguem prejudicando cada vez mais o desempenho da economia tupiniquim, em JUN/18 o total de navios em portos brasileiros aguardando para embarcar produtos do complexo de soja está quase 60% maior que no mesmo período do ano passado, enquanto a quantidade de embarcações efetivamente recebendo cargas apresenta queda de -42% na mesma base de comparação.

Apesar de admitir que a solução para minimizar novos choques nos preços dos combustíveis no país passa por maior competição no refino, operação hoje concentrado na Petrobras, Décio Oddone, diretor-geral da Agência Nacional do Petróleo, Gás e Biocombustíveis, afirmou que enquanto isso não ocorre sua atribuição é atuar para proteger o consumidor do que ele chama de "mercado imperfeito".

-    A Air France-KLM disparou 4,2% da França e a da Lufthansa avançou 3,4% na bolsa da Alemanha, diante da divulgação de números "fortes" de tráfego de passageiros da Fraport, que é a operadora do aeroporto de Frankfurt.
-    A BRF despencou -3,3%, exatamente no dia que o nome de Pedro Parente foi aprovado como novo presidente executivo da gigante de alimentos formada pela fusão de Sadia e Perdigão.

Política:

Obviamente sem combinar com a população, tucanos, peemedebistas, democratas e até petistas articulam um acordão para lançar Nelson Jobim, do PMDB, à presidência da República, o que seria uma forma de aniquilar com a Lava-jato, soltar Lula e voltar a rapinagem do país.

Especialista em falar bobagem e fazer inimigos, Ciro Gomes, candidato à presidente pelo PDT, corre o risco de ficar sem palanque em SP, que é o principal colégio eleitoral do país, já que Gabriel Chalita, também do PDT, comunicou há poucos dias que não quer concorrer a governador do Estado.

Enquanto aguardam pacientemente e humildemente Lula “cair na real” e perceber que presidiário não pode ser candidato à presidente, PT e PSB negociariam apoios regionais, já que em Pernambuco os socialistas precisam que o PT os apoie, vetando a candidatura própria de Marília Arraes, e em MG o PSB poderia retirar a pré-candidatura de Marcio Lacerda em Minas Gerais, apoiando a reeleição do petista Fernando Pimentel.

Usando a lógica dos idiotas, ontem, no mesmo dia que Luiz Marinho, candidato do PT ao governo de SP, “garantiu” que o mensalão nunca existiu, Leonardo Giordano, candidato do PCdoB ao governo do RJ, afirmou que seu partido apoiou os governos do peemedebista e agora presidiário Sergio Cabral com o objetivo era promover a sustentação do PT no plano nacional.

Após dizer que respeita a candidatura presidencial de Rodrigo Maia, inclusive ressaltando que ele é um “bom quadro da nova geração”, Alckmin, candidato tucano à presidente, afirmou que deseja a união com o DEM na corrida ao Planalto.

Considerado uma personalidade capaz de atrair votos para o partido e para seus aliados, o apresentador de TV José Luiz Datena, que é filiado ao DEM, “avisou” que voltou a "pensar seriamente" na ideia de disputar o Senado e que em cerca de 2 semanas terá a resposta sobre se será candidato.

“Com o descarado objetivo de ajudar na defesa dos bandidos do Congresso Nacional”, o Senado analisa proposta de lei, do senador mineiro Antonio Anastasia, que que obrigar o Ministério Público e polícias civil e federal a compartilhar informações sobre investigações ainda em curso com TCU, Cade, Banco Central, CNJ e até com as comissões parlamentares.

Após fingirem que estavam reabrindo portas para o tucano Alckmin, DEM e PP decidiram agora que vão conversar com Álvaro Dias, o presidenciável do Podemos, que será recebido hoje por Rodrigo Maia, do DEM, e por Ciro Nogueira, do PP.

Empacada com 1% das intenções de voto, a candidatura de Meirelles começa a irritar e a incomodar cada dia mais o PMDB, já que os “peemedebistas raiz” acreditam ser mais produtivo desistir da disputa nacional para privilegiar a eleição de parlamentares.

Crítica:

Mostrando para os incautos que defendem a intervenção militar que a corrupção e o descaso com o dinheiro público está em todas as esferas do Estado tupiniquim, o Comando do Exército está realizando uma licitação pública para a compra de mantimentos que incluem caviar, espumante e 2 toneladas de camarão.

PAZ, amor e bons negócios;

O "R.B." representa uma opinião, não uma indicação, é proibida sua reprodução, sem a devida autorização, e qualquer crítica, dúvida ou sugestão, favor contatar: rb@relatoriobrasil.com

Conheça e indique nosso Blog: www.relatoriobrasil.com
Curta nossa página no Facebook: www.facebook.com/relatoriobrasil