R.B. 21/AGO/13 ‘’Desincentivando a entrada dos jovens no mercado de trabalho’’


R.B.

"Desincentivando a entrada dos jovens no mercado de trabalho"

 

El Colorado, 21 de agosto de 2013 (QUARTA-FEIRA).


Mercados:

 

HOJE

-    A BOVESPA deve subir, retornando à sua trajetória de recuperação das fortes perdas ainda acumuladas no ano (-17,1%) após a realização de lucros do pregão anterior, acompanhando a provável valorização das demais bolsas mundiais e a alta dos preços das commodities.

-    O DÓLAR pode voltar a cair, devolvendo mais uma pequena parte da forte alta acumulada no ano (17,1%) e principalmente nos últimos 30 dias (6,9%), novamente seguindo a trajetória internacional da moeda norte-americana e também influenciado pelos leiloes de venda do BC.

 

ONTEM

-    BOVESPA –2,1%, já abriu em queda e, em uma ''saudável'' realização de lucros após 9 pregões consecutivos de alta, manteve a trajetória descendente ao longo de todo pregão, acompanhando as perdas das bolsas da Europa e da Ásia, em um movimento de cautela antes da ata do Fomc (''Copom'' dos EUA), que pode dar uma sinalização sobre o corte de estímulos.

-    DÓLAR –0,9% à R$ 2,39, já abriu em queda e, interrompendo uma sequencia de 6 altas consecutivas, manteve a trajetória descendente ao longo de todo pregão, acompanhando a desvalorização da moeda norte-americana no exterior e influenciado por novos leilões de venda do BC.

-    Na ÁSIA, ainda ''temendo'' a redução dos estímulos monetários nos EUA, JAPÃO -2,6%, refletindo a exposição de muitas empresas japonesas à Índia e à Indonésia, CORÉIA –1,6%, em queda pelo terceiro pregão consecutivo e CHINA –0,6%, já que muitos investidores consideram que a agenda de reforma econômica do governo pode ser um fator que levará à redução de margens de lucros de grandes empresas.

-    Na EUROPA, com muita volatilidade e fechando próximas dos menores patamares em 3 semanas, INGLATERRA –0,2%, FRANÇA –1,3% e ALEMANHA –0,8%, com destaques de queda para as ações de bancos, como Commerzbank (-3,4%), Société Générale (-2,8%) e BNP (-1,5%),que devem ser os mais prejudicados pelos redução das medidas de estímulo monetário nos EUA.

-    Nos EUA, na ''contra-mão'' das principais bolsas mundiais, para interromperem uma série de 4 quedas consecutivas, S&P 0,4%, DJ 0,1% e NASDAQ 0,7%, impulsionadas pela divulgação de resultados positivos, como o da varejista Best Buy (5,3%) e da TJX Cos (6,9%).


Economia:

 

Confirmando mais uma vez que no governo da presidente Dilma todo mundo fala o que quer, no mesmo dia Fernando Pimentel, Ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, afirmou ontem que a situação atual do câmbio está "ótima" e não vai ter impacto na inflação, porem Gilberto Carvalho, Ministro da Secretaria Geral da Presidência, afirmou que a alta do dólar "preocupa".

 

Mostrando mais uma vez que no Brasil sonegar impostos geralmente é uma boa opção, o governo Dilma deve lançar um novo Programa de Recuperação Fiscal para permitir que empresas com débitos tributários possam refinancia-los em condições especiais.

 

Indicando uma recuperação da economia global, em JUL/13 a produção mundial de aço bruto cresceu 2,7% na comparação com o mesmo mês de 2012, porem, mostrando que no Brasil a tendência é negativa, também em JUL/13 a produção brasileira de aço bruto do Brasil caiu -1,4% sobre JUL/13.

 

Confirmando que, enquanto as principais economias do mundo se recuperam a economia brasileira desacelera, Manoel Dias, ministro do Trabalho, afirmou ontem que os números do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados, que serão anunciados hoje, vão apontar redução no ritmo do crescimento do emprego em JUL/13 frente a JUN/13.

 

Estimulado pelo ainda baixo índice de desemprego e pela melhor distribuição de renda entre os brasileiros, os segmentos de seguros pessoais, que engloba vida, educacional e outros, arrecadou R$ 12,7bi no primeiro semestre deste ano, montante 20,48% maior que o arrecadado na primeira metade de 2012.

 

-    Impulsionado pelo consumo das termoelétricas, que são mais caras e mais poluentes, em JUL/13 o consumo de gás natural no Brasil totalizou 64,558 milhões de metros cúbicos por dia, o que representa um aumento de 32,7% sobre JUL/12.

-    Com os grandes bancos brasileiros, incentivados e estimulados pelo governo, ganhando dinheiro como nunca, segundo um levantamento do BC as taxas de juros para crédito pessoal podem variar de 6,66% a 988,71% ao ano.


Política:
 
Ontem, enquanto manifestantes invadiam a Câmara, o Senado, certamente ''desincentivando a entrada dos jovens no mercado de trabalho'' e ajudando a aumentar o rombo da previdência publica, aprovava um projeto de lei que aumenta o limite de idade para dependentes no Imposto de Renda dos atuais 21 para 28 anos, podendo se estender para 32 anos se o dependente cursar faculdade ou escola técnica.

 

Finalmente reagindo às provocações de Serra, Aécio Neves, presidente do PSDB, vai anunciar nos próximos dias, provavelmente hoje durante uma reunião com dirigentes tucanos, que aceita disputar prévias para a indicação formal do candidato à Presidência da República do partido em 2014, porem este pode ser um grande erro, já que Serra, mais conhecido nacionalmente, pode subir ainda mais nas próximas pesquisas de intenção de voto e assim mostrar que realmente é um candidato mais viável.

 

Iniciando um movimento que não deve acabar bem, cerca de 300 pessoas, a maioria delas policiais e bombeiros à paisana, invadiram o Plenário da Câmara dos deputados em manifestação pela votação da PEC 300, que cria um piso nacional para a categoria.

 

Aumentando o poder discricionário do governo, que agora vai decidir com critérios subjetivos quem pode ou não ter a licença, a presidenta Dilma mandou cancelar todas as 18 autorizações dadas pela Receita Federal sem licitação para a abertura de portos secos no país, o que obviamente não ajuda em nada a já precária infraestrutura brasileira.


Crítica:

 

Supostamente vendendo luxo aos custos de trabalho escravo, a grife Le Lis Blanc, que inclusive tem ações negociadas na Bovespa, pode ser a primeira empresa a ser enquadrada na nova lei que cassa a inscrição no cadastro do ICMS de empresas que utilizam direta ou indiretamente trabalho análogo ao de escravo em sua cadeia produtiva.

 

As gangues de bandidos que se infiltram nas saudáveis manifestações populares, para desqualificá-las, quase sempre trazem os rostos encobertos e espalham o medo ao incendiar, saquear e depredar o patrimônio das pessoas, equipamentos públicos pagos pelos impostos de todos nós e empreendimentos privados, além de semear a dúvida em novos investidores que trazem empregos e buscam lucro e paz.


PAZ, amor e bons negócios;

Alfredo Sequeira Filho


O "R.B." representa uma opinião, não uma indicação, é proibida sua reprodução, sem a devida autorização, e qualquer critica, dúvida ou sugestão, favor contatar: alcabi@uol.com.br


Conheça e indique nosso Blog http://relatoriobrasil.blogspot.com

Conheça e indique minha página no Facebook http://facebook.com/Alfredosequeirafilho