R.B. 31/JAN/13 ‘’A face podre do capitalismo chinês’’


R.B.

"A face podre do capitalismo chinês"

 

São Paulo, 31 de janeiro de 2013 (QUINTA-FEIRA).


Mercados:

 

HOJE

-    A BOVESPA deve subir, tentando uma recuperação após fechar o pregão anterior no menor patamar desde 13/DEZ/12 e com isto acumular uma queda de –5,9% nos últimos 12 meses, o que difere muito das altas de 10,1% e de 20,1% acumuladas pelos principais índices respectivamente das bolsas dos EUA e da Alemanha no mesmo período.

-    O DÓLAR pode cair, acompanhando a trajetória internacional da moeda norte-americana, influenciado pela provável recuperação da Bovespa e com o ''mercado'' testando os limites do BC e as ''bravatas'' de Mantega, que mais uma vez deu declarações divergentes.

 

ONTEM

-    BOVESPA –1,8%, já abriu em queda e, pressionada principalmente pela forte baixa das ações da Petrobrás (-4,8%), manteve-se em território negativo ao longo de todo pregão, também acompanhando a realização de lucros na bolsas do ''primeiro mundo'', para fechar o dia no menor patamar desde 13/DEZ/12 (aos 59.316pts).

-    DÓLAR 0,2% à R$ 1,99, já abriu em alta e manteve a trajetória ascendente ao longo de todo pregão, seguindo a piora do ''humor'' na Bovespa e pressionado pela decisão do BC voltar a atuar na ponta compradora realizando um leilão de linha de crédito em moeda estrangeira no valor de US$ 1,3bi.

-    Na ÁSIA, acompanhando o fechamento positivo das bolsas da Europa e dos EUA no dia anterior, JAPÃO 2,3% (no maior patamar em 33 meses), CORÉIA 0,4% e CHINA 1,0%, desta vez puxadas por uma maior confiança dos investidores sobre as perspectivas econômicas globais, principalmente diante do resultado forte do setor imobiliário norte-americano e da previsão de aceleração econômica na China.

-    Na EUROPA, revertendo uma abertura positiva, INGLATERRA 0,3%, FRANÇA –0,5% e ALEMANHA –0,5%, realizando lucros recentes, diante da divulgação de que o PIB da Espanha teve nova contração em 2012, fechando em -1,37%, e do resultado abaixo do esperado do PIB dos EUA no quarto trimestre do ano passado em relação ao mesmo período de 2011.

-    Nos EUA, também realizando lucros recentes e revertendo uma abertura positiva, S&P –0,4%, DJ 0,3% e NASDAQ –0,4%, após o Fed (''BC'' local) afirmar em um comunicado que o crescimento econômico do país foi interrompido, apesar de ressaltar que acredita que essa desaceleração é temporária.


Economia:

 

Dizendo o oposto do que sua equipe econômica pratica, o que ou mostra desconhecimento ou indica falta de liderança, ontem Mantega, ministro da Fazenda, afirmou (1) que o câmbio brasileiro é flutuante, (2) que o que interessa é que o câmbio tenha estabilidade, principalmente para não atrapalhar exportadores e importadores, (3) que o câmbio não é instrumento do governo para controlar a inflação e (4) que o câmbio não irá derreter.

 

Após informar que acredita que a economia brasileira irá se recuperar e crescer 3,7% neste ano de 2013, a agência de classificação de risco Fitch Ratings ''avisou'' que tem perspectiva estável para a sua ''nota'' do Brasil, sinalizando que ela não deve subir ou cair ao longo deste ano.

 

Com o objetivo de estimular os investimentos no setor produtivo da economia brasileira, ontem o BNDES reduziu, de 0,91% para 0,86% ao mês (o menor patamar da história), a taxa de juros do cartão voltado para micro, pequenas e médias empresas, que aliás são as que mais empregam no Brasil.

 

Confirmando que, mesmo com a crise financeira global, o brasileiro ainda continua ''empregado e endinheirado'', em 2012 as as vendas do setor supermercadista brasileiro cresceram 5,3% na comparação com o ano anterior, o que representa o melhor resultado desde 2009 e supera a projeção inicial do setor (3,5%).

 

Dando 3 sinais positivos da economia brasileira, (1) o investimento publicitário em mídia no Brasil cresceu 7,45% em 2012, na comparação com 2011, (2) em 2012 o número de autorizações de trabalho para estrangeiros no Brasil cresceu 3,5% na comparação com 2011 e (2) a taxa de desemprego em 7 regiões metropolitanas do país caiu de 10% em NOV/12 para 9,8% em DEZ/12.

 

Obviamente defendendo seus próprios interesses, já que quanto menor for a concorrência maiores serão suas margens de lucro, Paulo Kakinoff, presidente da Gol Linhas Aéreas, afirmou ser contra a proposta da Embratur e do Ministério do Turismo de permitir que companhias aéreas estrangeiras possam operar voos domésticos no Brasil.

 

Causando um certo alivio no ''mercado'', que já começa a ''apostar'' nas elevação da taxa básica de juros, o IGP-M de JAN/13 desacelerou para 0,34%, ante uma alta de 0,68% em DEZ/12, influenciado principalmente pela redução nos preços dos produtos agropecuários (-0,46%).

 

Servindo mais aos interesses do país de do governo, que é seu acionista majoritário, do que aos interesses de seus acionistas minoritários, a Petrobrás perdeu -40% do seu valor de mercado nos últimos 3 anos e passou da segunda para a quarta posição no ranking das maiores empresas de gás e petróleo dos Estados Unidos e da América Latina.

 

Contrastando com o péssimo desempenho da Petrobrás, ontem os contratos futuros de petróleo negociados em NY fecharam em alta de 0,5% e assim atingiram os maiores patamares desde 14/SET/12.

 

Podendo ajudar mais um pouco a Petrobrás, porem com o objetivo principal de reduzir o impacto inflacionário do aumento da gasolina, ontem Edison Lobão, ministro de Minas e Energia, afirmou que o governo vai antecipar, de 1º/JUN/13 para 1º/MAI/13, a elevação da mistura de etanol na gasolina dos atuais 20% para 25%.

 

-    A Petrobras caiu –4,8%, já que os investidores avaliaram, ao menos em um primeiro momento, que o reajuste no preço dos combustíveis, anunciado ontem pela empresa, não será suficiente para zerar a diferença entre o valor pago pela empresa para importar gasolina do exterior e aquele cobrado por ela no mercado brasileiro.

-    A GOL caiu -4,1%, diante da notícia de que a Agência Nacional de Aviação Civil deve divulgar novas regras para a distribuição de horários de pousos e decolagens em aeroportos que já estão saturados.


Política:

 

Para evitar um racha da sua bancada no, o PMDB, que às vésperas da eleição para a Presidência da Casa não está tão unida em torno da candidatura de Renan Calheiros, decidiu que o senador Eunício Oliveira será o líder do partido no Senado.

 

''De olho'' em 2014, ontem o senador tucano Aécio Neves, pré-candidato do partido à presidente, foi se reunir com Alckmin, governador de SP, no Palácio dos Bandeirantes e sua intenção é eliminar as resistências internas ao seu projeto de antecipar o lançamento da candidatura ao Planalto.

 

Segundo o deputado Guilherme Campos, líder do PSD na Câmara, "são grandes as chances" do presidente nacional do partido e ex-prefeito Gilberto Kassab disputar ao governo de São Paulo em 2014, quando Alckmin deve tentar a reeleição.

 

Em um acordo que envolveria o apoio ao peemedebista Chalita para disputar o governo de SP, o ex-presidente Lula está resgatando aos poucos, em conversas com interlocutores, seu antigo projeto de ter o governador Eduardo Campos, do PSB, como vice de Dilma na próxima disputa presidencial.

 

Enquanto manda prender de forma forçadas dependentes de crack, Alckmin, o governador tucano de SP, vetou ontem por completo um projeto de lei que restringia em âmbito estadual a publicidade no rádio e na TV de alimentos pouco nutritivos.


Crítica:

 

Mostrando ''a face podre do capitalismo chinês'', devido aos enormes índices de poluição, que em alguns momentos e locais supera em 25 vezes os níveis máximos recomendados pela ONU, está cada dia mais difícil de respirar ou enxergar em Pequim, com isto as estradas ficaram intransitáveis. voos foram cancelados na capital, o governo suspendeu o funcionamento de 103 fábricas poluentes e os hospitais estão lotados de crianças com problemas respiratórios.

 

Fazendo algo que nem a Síria ou Coreia do Norte, com pesados históricos de violações dos direitos humanos, ousaram fazer, ontem Israel faltou de forma proposital a uma reunião da ONU marcada para fazer um levantamento rotineiro da situação dos direitos humanos no referido país.


PAZ, amor e bons negócios;

Alfredo Sequeira Filho


O "R.B." representa uma opinião, não uma indicação, é proibida sua reprodução, sem a devida autorização, e qualquer critica, dúvida ou sugestão, favor contatar: alcabi@uol.com.br


Conheça e indique nosso Blog http://relatoriobrasil.blogspot.com

Conheça e indique minha página no Facebook http://facebook.com/Alfredosequeirafilho