R.B. 21/JAN/13 ‘’Jardins verticais’’


R.B.

"Jardins verticais"

 

São Paulo, 21 de janeiro de 2013 (SEGUNDA-FEIRA).


Mercados:

 

HOJE

-    A BOVESPA deve subir, ampliando a valorização acumulada no ano (1,6%), influenciada pela melhora do ''humor'' nas bolsas da Europa e provavelmente com muita volatilidade devido ao vencimento de opções, porem com volume de negócios abaixo do normal para um dia de vencimento de opções devido ao feriado em NY.

-    O DÓLAR pode cair, devolvendo os ganhos acumulados na sexta-feira passada, seguindo a provável melhora do ''humor'' na Bovespa e influenciado pelos sinais de que o BC, para segurar a inflação, não vai impedir a desvalorização da moeda norte-americana frente ao real.

 

SEXTA-FEIRA

-    BOVESPA 0,4% (aos 61.956pts), abriu em alta, para na máxima avançar 0,3%, porem passou a cair ainda na parte da manhã, pressionada pela aproximação do vencimento de opções e pela divulgação de dados negativos nos EUA e na China.

-    DÓLAR 0,2% à R$ 2,04, abriu em queda, para na mínima recuar –0,2%, porem passou a subir na parte da tarde, em um dia de fraco apetite por risco no exterior e com um movimento em linha com o visto ante outras moedas de países emergentes.

-    Na ÁSIA, beneficiadas pelo bom desempenho das bolsas de NY no dia anterior, JAPÃO 2,9%, CORÉIA 0,7% e CHINA 1,4%, também ''animadas'' pala desvalorização da moeda japonesa (o iene) frente ao dólar e pelo anuncio de que a economia chinesa cresceu 7,9% no quarto trimestre de 2012 na comparação com o mesmo período do ano anterior, patamar acima do registrado no terceiro trimestre (7,4%).

-    Na EUROPA, realizando lucros recentes, INGLATERRA –0,4%, FRANÇA –0,1% e ALEMANHA –0,4%, com destaques de queda para as varejistas, prejudicadas pela divulgação de dados econômicos negativos no Reino Unido, aonde ocorreu uma surpreendente queda nas vendas do varejo.

-    Nos EUA, com o S&P fechando a terceira semana consecutiva de ganhos no maior patamar em 5 anos, S&P 0,3% (aos 1.485pts), DJ 0,4% e NASDAQ 0,1%, impulsionadas por um ''início sólido'' da temporada de balanços corporativos no país, cujo destaque positivo do dia foi o banco Morgan Stanley.


Economia:

 

Após ressaltar que o Brasil se preparou no ano passado para crescer em 2013 e que agora vai contrariar "alguns pessimistas", Dilma ''avisou'' que o governo federal está pronto para agir para o país crescer de forma sustentável e sistemática.

 

Com o objetivo de estimular os investimentos no setor produtivo da economia brasileira, o Ministério da Fazenda estuda a redução do Imposto de Renda cobrado nos ganhos com ações de empresas de menor porte, conhecidas no jargão financeiro como "small caps", o que certamente pode alavancar as operações de oferta inicial de ações (IPOs), que por sua vez têm passado por um período de forte escassez.

 

A conta de luz ainda não está mais barata, mas a medida, que se transformou numa das principais promessas da presidenta Dilma, já tem efeitos colaterais, pois para compensar a perda de receita com a diminuição das tarifas, as estatais elétricas estão cortando investimentos em patrocínio social, esportivo e institucional.

 

Protegido da presidenta Dilma, com quem trabalhou no Rio Grande do Sul, Arno Augustin, o secretário do Tesouro, é uma pessoa de poucos amigos dentro do governo, principalmente por conta de seu estilo centralizador e inflexível nas discussões, porem como sua ''contabilidade criativa'' fez aparecer mais de R$ 19bi para engordar o saldo fiscal do ano e assim Dilma não ter que assumir o não cumprimento da meta do superávit primário no segundo ano da sua gestão, o que o coloca como principal candidato à vaga de Mantega, o ministro da Fazenda, caso ele caia.

 

No ano passado os consumidores brasileiros tiveram de conviver com um recorde incômodo de cortes de luz e, indicando que ''foi sorte'' o Brasil ter um ''pibinho'' de cerca de 1% em 2012, segundo um estudo recente se a economia brasileira tivesse crescido o triplo do registrado no ano passado, atualmente o país estaria à beira de um racionamento de energia.

 

Os investidores com aplicações atreladas ao CDI, que é a taxa de juros dos empréstimos entre bancos, têm visto seus ganhos encolher, já que desde DEZ/12 o CDI tem ficado mais abaixo que o de costume da Selic.

 

Com apoio dos fundos Previ e Tarpon, dois dos principais sócios da empresa, e com o aval do governo federal, Abílio Diniz, que vem comprando dia a dia ações da BRF, costura um acordo para se tornar presidente do conselho de administração da empresa, substituindo Nildemar Secches, que foi responsável pelo crescimento da Perdigão e pela sua fusão com a Sadia.


Política:

 

Com aval do Palácio dos Bandeirantes, o deputado estadual Samuel Moreira, atualmente líder do governo Alckmin na Assembleia Legislativa, é o favorito para suceder o também tucano Barros Munhoz na presidência da Casa a partir de MAR/13, e sua principal missão será elevar a baixa produtividade da Casa, que em 2012, com apenas 24 dos 94 deputados na oposição, teve sua menor produção nos últimos 4 anos e impediu o funcionamento de todas as CPIs propostas.

 

Segundo o senador tucano Álvaro Dias, que também e líder do PSDB no Senado, as medidas provisórias transformaram o Congresso em um almoxarifado do Executivo e mostram o autoritarismo do governo e a preguiça de legislar.

 

Como se já não bastassem as recentes denúncias de irregularidades no mandato do deputado peemedebista Henrique Eduardo Alves, favorito à presidência da Câmara, foi informado ontem que seu patrimônio dobrou num período de 4 anos.

 

Apesar da falta de critérios científicos, é relevante informar que o ex-presidente Lula foi escolhido, com 65,7% dos votos, o político mais corrupto de 2012 em uma enquete online realizada no Facebook e que teve a participação de mais de 14mil internautas.


Crítica:

 

Com o objetivo de tornar as cidades cada dia mais sustentáveis, a Universidade Politécnica da Catalunha, que fica na cidade de Barcelona, trabalha na produção de um novo tipo de concreto para construções que consegue absorver água da chuva e absorver dióxido de carbono e que poderá funcionar como um suporte para ''jardins verticais'' abrigando, principalmente, musgos e fungos.


PAZ, amor e bons negócios;

Alfredo Sequeira Filho


O "R.B." representa uma opinião, não uma indicação, é proibida sua reprodução, sem a devida autorização, e qualquer critica, dúvida ou sugestão, favor contatar: alcabi@uol.com.br


Conheça e indique nosso Blog http://relatoriobrasil.blogspot.com

Conheça e indique minha página no Facebook http://facebook.com/Alfredosequeirafilho