R.B. 6/NOV/12 ‘’Eduardo Campos e seu PSB no colo de Aécio’’


R.B.

"Eduardo Campos e seu PSB no colo de Aécio"

 

São Paulo, 6 de novembro de 2012 (TERÇA-FEIRA).


Mercados:

 

HOJE

-    A BOVESPA deve subir, dando sequencia ao movimento de recuperação iniciado no pregão de ontem, acompanhando a melhora do ''humor'' nas demais bolsas mundiais, influenciada positivamente pela valorização das commodities e também beneficiada pelo anuncio de que o G-20 vai adotar novas medidas para estimular a economia mundial.

-    O DÓLAR pode cair, reduzindo um pouco da forte alta acumulada no ano (8,9%), acompanhando a provável melhora do ''humor'' na Bovespa e também seguindo o ''crescente e constante'' fluxo positivo de recursos externos oriundos de exportações, captações e ''investimentos''.

 

ONTEM

-    BOVESPA –0,3%, abriu em queda, para na mínima recuar –1,4%, seguindo o ''humor negativo'' na Europa e pressionada principalmente pelas ações das empresas do setor elétrico, porem recuperou boa parte das perdas ao longo do pregão, beneficiada pelo bom desempenho das ações da Petrobrás (1,9%).

-    DÓLAR 0,2% à R$ 2,03, já abriu em leve alta e, acompanhando a trajetória internacional da moeda-norte americana, manteve-se em território positivo ao longo de todo pregão, diante da busca por proteção um dia antes das eleições presidenciais nos EUA e de novas preocupações em relação à Europa.

-    Na ÁSIA, dando sequencia ao movimento de queda iniciado na ultima sexta-feira na Europa e nos EUA, JAPÃO –0,5%, CORÉIA –0,6% e CHINA –0,1%, com os investidores afastando-se de ações de risco antes da disputada eleição presidencial norte-americana, cujo resultado pode definir uma direção clara para os mercados, que ''teme'' por uma vitória apertada de Obama combinada com uma vitória republicana convincente no Congresso.

-    Na EUROPA, com baixos volumes de negócios, diante da cautela antes da eleição presidencial nos EUA, INGLATERRA –0,5%, FRANÇA –1,3% e ALEMANHA –0,5%, também diante da expectativa com a votação no Parlamento da Grécia, na quarta-feira, do novo pacote de austeridade exigido pelos credores internacionais.

-    Nos EUA, revertendo uma abertura negativa, porem também com baixos volumes de negócios, S&P 0,2%, DJ 0,1% e NASDAQ 0,6%, diante do sentimento de que somente quando a eleição presidencial sair do caminho as pessoas voltarão a olhar para os fundamentos.


Economia:
 
Corroborando, aos poucos, com a tese defendida pelo governo Dilma, os países do G-20, preocupados com o possível impacto das metas de redução dos déficits nas suas economias, tendem cada dia mais a se conceder mais margem de manobra para dar suporte ao crescimento.
 
Ainda com o ''mercado no suporte do pessimismo'', pela terceira semana consecutiva as ''apostas'' para o crescimento da economia brasileira este ano se estabilizaram em 1,54% e, pela primeira vez após 16 elevações consecutivas, as previsões para a inflação de 2012 caíram, desta vez de 5,45% para 5,44%.
 
Indicando que os empresários brasileiros acreditam no aumento das vendas nos próximos meses, em OUT/12 o Índice de Confiança do Comércio atingiu 130,6pts, o que representa um crescimento de 2% na comparação com o resultado auferido em SET/12.
 
Diante da redução da taxa básica de juros, que aliás se encontra no menor patamar da história (7,25% ao ano), em OUT/12 o percentual de famílias paulistanas endividadas ficou em 48,9%, patamar -2,6% abaixo do auferido em SET/12 (51,5%).
 
Dando mais um forte sinal de expansão do ''Imperialismo Tupiniquim'', ontem a brasileira Copersucar anunciou que comprou a Eco-Energy, dos EUA, passando agora a ser líder mundial em operação de etanol, com cerca de 12% de "market share" global do produto.

 

Com o Brasil se deslocando cada dia mais para o ''centro do mundo'', ontem a Delta Air Lines anunciou que vai mudar a sede de sua divisão para a América Latina e o Caribe de Atlanta, nos EUA, para SP, ressaltando que quer ser parte da região para fazer parte do seu crescimento.

 

Os dados dos bancos que já publicaram balanços referentes ao terceiro trimestre deste ano ainda indicam forte crescimento dos empréstimos atrasados lançados como prejuízos, porem as instituições financeiras e o governo acreditam que o pior momento da inadimplência está ficando para trás e que, a partir de agora, o impacto dos calotes nos balanços das instituições financeiras tende a cair.

 

-    A Eletrobrás despencou –8,4%, a Cesp recuou –5,9%, a Cemig caiu –2,2% e a Eletropaulo retrocedeu –2,3%, após o governo brasileiro ter anunciado um valor da indenização e de novas tarifas de energia abaixo do esperado pelo mercado para as concessões que vencem entre 2015 e 2017.

-    A BM&FBovespa caiu -2,2%, após a Bolsa de Nova York e a ATG anunciarem parceria para criar uma central de liquidez para as ações brasileiras no mercado de balcão organizado.

-    A Petrobrás subiu 1,9%, diante de ''rumores'' de que a empresa pode anunciar um aumento dos combustíveis antes do final deste ano.


Política:
 
Jogando, de maneira antecipada e desnecessária, ''Eduardo Campos e seu PSB no colo de Aécio'', que não poderia ter vice melhor em sua chapa presidencial de 2014, está programado um jantar no Palácio da Alvorada entre as cúpulas do PT e do PMDB no qual a presidenta Dilma e o PT deixarão claro que desejam manter a aliança com o PMDB no plano nacional, ou seja repetir em 2014 a chapa com Michel Temer na posição de vice-presidente.
 
Com o PMDB querendo concentrar cada vez mais poder em suas mãos, também no jantar de hoje será discutido o comando das duas Casas do Congresso, cuja eleição será em 1º de fevereiro de 2013, já que a cúpula do PMDB quer presidir a Câmara com o deputado Henrique Alves, do PMDB do Rio Grande do Norte, e o Senado, com Renan Calheiros, do PMDB de Alagoas.
 
Apresentando um pleito justo, Izabella Teixeira, ministra do Meio Ambiente, afirmou que o seu ministério vai participar dos debates sobre a repartição dos royalties de petróleo, buscando "o maior número de recursos possível" para a questão ambiental.
 

Segundo Roberto Gurgel, procurador-geral da República, Marcos Valério relatou ao Ministério Público que pode fazer novas revelações sobre o esquema do mensalão que colocarão sua vida em risco, porem ressaltou o referido réu não será beneficiado com a delação premiada, que só se aplicaria para os processos que estão em curso na Justiça de primeira instância.

 

Após eleger ACM Neto prefeito de Salvador, a terceira capital do país, os dirigentes do DEM recuperaram o fôlego e querem agora valorizar o passe do partido para as eleições de 2014 e, como primeira medida, caciques da legenda passaram a defender aproximação com o PSB de Eduardo Campos.


Crítica:
 
''Popularizando e inovando'' o investimento em ações, principalmente para quem acredita que a taxa de juros permanecerá baixa por um longo período, a Caixa lançou o fundo de ações Caixa FI Ações Small Caps Ativo, que é destinado a pessoas físicas, tem aplicação mínima de R$ 100, taxa de administração de 1,5% ao ano, ausência de cobrança de taxa de performance e rentabilidade e liquidez diárias.
 
Refletindo o quanto atitudes ilícitas, de tão enraizados em parte da sociedade brasileira, acabam sendo encarados como parte do cotidiano, segundo uma pesquisa recente feita pelo Instituto Vox Populi, quase um em cada quatro brasileiros (23%) afirma que dar dinheiro a um guarda para evitar uma multa não chega a ser um ato corrupto.

PAZ, amor e bons negócios;

Alfredo Sequeira Filho


O "R.B." representa uma opinião, não uma indicação, é proibida sua reprodução, sem a devida autorização, e qualquer critica, dúvida ou sugestão, favor contatar: alcabi@uol.com.br

Conheça e indique nosso Blog http://relatoriobrasil.blogspot.com
Conheça e indique minha página no Facebook http://facebook.com/Alfredosequeirafilho