R.B. 18/ABR/12 ''Esperando e apostando''


R.B.

"Esperando e apostando"

 

São Paulo, 18 de abril de 2012 (QUARTA-FEIRA).


Mercados:

 

HOJE

-    A BOVESPA deve seguir em alta, ''animada'' por bons resultados corporativos, tanto no Brasil como nos EUA, e também beneficiada pelas ''apostas'' de que a taxa básica de juros cairá de 9,75% para 9,00% na reunião do Copom que termina hoje após o fechamento do pregão.

-    O DÓLAR pode voltar a subir, mesmo após fechar o pregão anterior no maior patamar desde 2/JAN/12, já que caso a Selic, atualmente em 9,75% ao ano, seja reduzida para 9%, a taxa básica de juros começa a ficar menos atrativa para ''investidores'' externos.

 

ONTEM

-    BOVESPA 1,2%, já abriu em alta e, em um movimento de recuperação após 2 pregões consecutivos de queda, manteve a trajetória ascendente ao longo de toda sessão, acompanhando a melhora do ''humor'' nas demais bolsas mundiais e a valorização das commodities.

-    DÓLAR 0,8% à R$ 1,86, abriu em queda, para na mínima recuar -0,2% seguindo a melhora do ''humor'' na Bovespa, porem passou a subir na parte da tarde, pressionado por dois inesperados leilões de compra do BC.

-    Na ÁSIA, acompanhando as perdas das demais bolsas mundiais no dia anterior, JAPÃO -0,1%, CORÉIA -0,4% e CHINA -0,9%, com os investidores se questionando se as medidas de austeridade fiscal da Espanha podem ser sustentáveis, já que sua economia está se deteriorando, enquanto um fraco crescimento pressionará os preços dos imóveis e aumentará o risco de bolhas de crédito.

-    Na EUROPA, ''aliviadas'' pelo anuncio de que o Tesouro espanhol vendeu 3,2 bilhões de euros em papéis de 12 e de 18 meses, acima da meta de 2,5bi, INGLATERRA 1,8%, FRANÇA 2,7% e ALEMANHA 2,6%, com destaques de alta para as ações de bancos.

-    Nos EUA, fechando o pregão com os maiores ganhos diários dos últimos 30 dias, S&P 1,6%, DJ 1,5% e NASDAQ 1,8%, ''animadas'' por (1) uma nova rodada positiva de anúncios de balanços liderada por Coca-Cola, Goldman Sachs e Johnson & Johnson e (2) uma queda nos juros dos títulos espanhóis.


Economia:
 

Hoje, após o fechamento do pregão, terminará a reunião do Copom que, caso siga aquilo que o mercado está ''esperando e apostando'', divulgará que a taxa básica de juros da economia brasileira será reduzida em -0,75%, de 9,75% para 9,0%.

 

Como já era esperado, ontem o FMI elevou sua previsão de crescimento mundial, de 3,3% para 3,5% em 2012, porem alertou aos países ocidentais para que tomem medidas para remediar seus problemas econômicos e advertiu que os principais riscos estão na queda de crescimento da zona do euro e em uma eventual crise petroleira.

 

-    Dando mais um sinal positivo da economia brasileira, em MAR/12 os desembarques de vôos domésticos cresceram 5,37% na comparação com MAR/11.

 

Mostrando que o governo brasileiro tem ''bala na agulha'', com o objetivo é dar mais liquidez aos títulos da dívida externa em reais, alongar o vencimento dessa dívida e também conter a valorização do real em relação à moeda norte-americana, ontem o Ministério da Fazenda informou que o Tesouro Nacional emitirá e recomprará, no exterior, títulos da dívida externa em reais.

 

Incentivando a geração doméstica de energia sustentável, ontem a Agência Nacional de Energia Elétrica aprovou uma resolução que permite ao consumidor instalar pequenos geradores de fontes renováveis em sua unidade consumidora e trocar esta energia com a distribuidora local.

 

Já colhendo os frutos de sua pequena redução da taxa de juros, a Caixa Econômica Federal anunciou que na primeira semana após o início do programa ''Melhor Crédito'' os financiamentos voltados para pessoa física cresceram 17% na comparação com a semana anterior ao lançamento.

 

Tentando acabar com a chamada ''guerra dos portos'', ontem Mantega, ministro da Fazenda, afirmou que os 3 Estados que dão incentivos fiscais para produtos importados devem investir na melhoria da infraestrutura e não apenas se transformar em corredor de bens estrangeiros, ressaltando que o governo federal está empenhado em aprovar uma resolução do Senado que unifica as alíquotas do ICMS sobre produtos importados.

 

-    A Petrobrás subiu 0,3% e, após o fechamento do pregão Graça Foster, presidente da empresa, admitiu que a estatal tem intenção de aumentar o preço dos combustíveis, como gasolina, em "algum momento", mas não definiu exatamente quando.

-    A Gol subiu 11,02%, influenciada por rumores de que o governo deverá adotar medidas para incentivar o setor aéreo brasileiro.

-    A Eletrobrás avançou 7,6% refletindo a expectativa em relação à distribuição de 50% do lucro líquido de R$ 3,7bi em dividendos.


Política:
 
Perdendo mais uma ótima oportunidade para ficar calado, ontem Edison Lobão, ministro brasileiro de Minas e Energia, afirmou a decisão da presidente Cristina Kirchner de tomar o controle de 51% da petroleira YPF, do grupo espanhol Repsol, é uma questão de soberania nacional.
 
Também perdendo uma ótima oportunidade para ficar calado, ontem Serra, candidato tucano à prefeitura de SP, afirmou que dá "um voto de confiança" ao governador de Goiás, Marconi Perillo, seu colega de partido que é citado em inúmeras gravações feitas pela Polícia Federal na Operação que levou à prisão de Carlinhos Cachoeira
 
Com 60 assinaturas no Senado, incluindo todos os senadores do PT, e 262 assinaturas na Câmara, a CPI sobre as relações da quadrilha de Carlos Cachoeira com políticos e empresários já tem número de assinaturas para ser criada e agora o governo trabalha para ter o controle dos principais cargos da comissão.

Crítica:
 
Com o objetivo de qualificar melhor os trabalhadores brasileiros, o governo Dilma publicou ontem um decreto no Diário Oficial da União condicionando o recebimento do seguro-desemprego à matrícula em um curso gratuito de qualificação profissional oferecido pelo Ministério da Educação nos casos em que o benefício é solicitado pela terceira vez em um prazo de 10 anos.

PAZ, amor e bons negócios;

Alfredo Sequeira Filho


O "R.B." representa uma opinião, não uma indicação, é proibida sua reprodução, sem a devida autorização, e qualquer critica, dúvida ou sugestão, favor contatar: alcabi@uol.com.br

Conheça e indique nosso Blog http://relatoriobrasil.blogspot.com
Conheça e indique minha página no Facebook http://facebook.com/Alfredosequeirafilho