R.B. 22/NOV/10 ''Importante e urgente alerta''

--------------------------------------------------------------------------------
R.B.

"Importante e urgente alerta"

São Paulo, 22 de novembro de 2010 (SEGUNDA-FEIRA).
-------------------------------------------------------------------------------
Mercados:

HOJE
- A BOVESPA pode subir, ainda com ''boas chances'' de fechar o mês acima do maior patamar da história (73.516pts), ''aliviada'' com a confirmação da ajuda financeira da Irlanda e seguindo a melhora do ''humor'' nas demais bolsas mundiais.
- O DÓLAR deve cair, com ''boas chances'' de retornar aos R$ 1,70 até o final do mês, seguindo a provável melhora do ''humor'' na Bovespa e nas demais bolsas mundiais e acompanhando o fluxo positivo de recursos externos.

SEXTA-FEIRA
- BOVESPA 0,2%, abriu em queda, para na mínima recuar -0,7%, porem recuperou-se na parte da tarde, para fechar em território positivo pelo terceiro pregão consecutivo e acima dos 70.000pts (aos 70.897pts), diante dos sinais positivos da economia interna.
- DÓLAR 0,2% à R$ 1,72, já abriu em alta e, seguindo a trajetória internacional da moeda norte-americana, manteve-se em território positivo ao longo de ''quase'' todo pregão, também pressionado pelos leilões de compra do BC.
- Na ÁSIA, seguindo o fechamento positivo das bolsas de NY no dia anterior, JAPÃO 0,1%, CORÉIA 0,7% e CHINA 0,8%, diante do otimismo sobre uma possível solução para a crise de dívida da Irlanda e da divulgação de dados econômicos sólidos dos EUA.
- Na EUROPA, prejudicadas pela decisão da China de elevar o compulsório dos bancos, INGLATERRA -0,6%, FRANÇA -0,2% e ALEMANHA -0,2%, com destaques de queda pela as ações das mineradoras, como Antofagasta (-1,5%), BHP Billiton (-1,7%) e Xstrata (-1,9%), diante dos temores de redução das perspectivas de crescimento global.
- Nos EUA, revertendo uma abertura negativa, causada pelas medidas de estreitamento monetário na China, S&P 0,2%, DJ 0,2% e NASDAQ 0,1%, já que os investidores também se tranqüilizavam ante a cada vez mais certa possibilidade de que a Irlanda receba apoio internacional para aliviar seus problemas de dívida soberana.
--------------------------------------------------------------------------------
Economia:

Apesar de saber que é mais prudente e seguro manter Meirelles no BC, segundo ''rumores'' Dilma se irritou com a atitude do presidente do BC de ter divulgado que impõe condições para ficar no cargo, porem a conversa definitiva deverá acontecer nesta semana.

Já se tornando consenso de 9 entre 10 economistas brasileiros, no ano que vem a inflação será ainda mais pressionada, principalmente por preços administrados, como contas e aluguéis, e com isto o governo será ''obrigado'' a elevar a taxa básica de juros, atualmente em 10,75% ao ano.

Dando novos sinais positivos da economia interna, (1) nos 10 primeiros meses deste ano as vendas internas de material de construção tiveram um crescimento de 13,39% na comparação com o mesmo período em 2009, (2) em NOV/10, registrando a sétima alta consecutiva, a intenção de consumo do brasileiro atingiu 139,1pts, o que representa um patamar recorde para o mês e (3) nos 9 primeiros meses deste ano o mercado de private banking registrou crescimento de 15,9% na comparação com o mesmo período de 2009.

Como, diante da instabilidade e fragilidade da economia mundial, atualmente poucos tem ''bala e coragem'' para fazer grandes investimentos, o Planalto determinou que os fundos de pensão de estatais, com Previ (BB), Petros (Petrobras) e Funcef (Caixa), participem do leilão do trem-bala em parceria com as construtoras.

Beneficiadas pela grande demanda e pela razoável margem de lucro, as empresas brasileiras de construção residencial e empreendimentos imobiliários são as mais lucrativas e as com maior valor de mercado entre as companhias do setor na América Latina e nos EUA.

Acumulando o melhor resultado da história para os 10 primeiros meses do ano (2,4 milhões), segundo o Ministério do Trabalho o Brasil teve uma geração de 205 mil empregos formais no mês de OUT/10.

- Acumulando uma alta de 10,0% nos últimos 12 meses, a segunda previa do IGP-M de NOV/10 registrou uma inflação de 1,2%.
--------------------------------------------------------------------------------
Política:

Aconselhada por Lula, que acredita que não é aconselhável mexer na cúpula da companhia no ano em que a briga pela distribuição dos royalties do petróleo da camada pré-sal incendiará o Congresso, Dilma deve manter José Sérgio Gabrielli no comando da Petrobrás pelo menos durante o ano de 2011.

Em uma decisão sem precedentes, que contraria entendimento anterior e posterior do tribunal, as principais empreiteiras brasileiras, que também são as maiores doadoras das campanhas políticas, foram poupadas da mais ampla investigação policial já desencadeada sobre irregularidades em obras públicas no país.

Com apoio político da classe médica e a confiança a presidente eleita, o médico sanitarista Alexandre Padilha, atualmente ministro das Relações Institucionais, é o nome mais cotado para assumir a Saúde no futuro governo Dilma.

Em intensa movimentação para reajustar os contracheques dos deputados federais e senadores, a cúpula da Câmara descartou na reunião de quarta-feira a idéia de alterar a Constituição para anular o efeito cascata que a medida terá no salário dos 1.059 deputados estaduais e 52 mil vereadores.
--------------------------------------------------------------------------------
Crítica:

Dando um ''importante e urgente alerta'', segundo Giovanni Bisignani, presidente da Associação de Transporte Aéreo da América Latina e do Caribe, que é a principal associação mundial de companhias aéreas, a infraestrutura do setor aéreo brasileiro é um desastre crescente e ameaça o fluxo de passageiros na Copa de 2014 e na Olimpíada de 2016.
--------------------------------------------------------------------------------
PAZ, amor e bons negócios;
Alfredo Sequeira Filho
--------------------------------------------------------------------------------
O "R.B." representa uma opinião, não uma indicação, é proibida sua reprodução, sem a devida autorização, e qualquer critica, dúvida ou sugestão, favor contatar: alcabi@uol.com.br
--------------------------------------------------------------------------------